Evento reuniu 400 participantes de diversos segmentos e de várias regi ões do país
O mês de maio de 2011 ficará na história do setor de lavanderia do país. É que nos dias 27 e 28 foi realizado no hotel Holiday Inn, na Capital de São Paulo, I Congresso Brasileiro de Lavanderias – O futuro das Lavanderias no Brasil, promovido pela ANEL – Associação Nacional das Empresas de Lavanderia. O evento reuniu cerca de 400 participantes de diversos segmentos do mercado, vindos de várias regiões do país, que puderam acompanhar informações e dicas de 32 palestrantes, abordando diferentes assuntos de interesse de quem vive o dia a dia do setor – técnico, financeiro, gestão, motivação, entre outros. Um evento que, sem dúvida, marcou o início de um novo momento para o mercado de lavanderias como um todo. Sempre com os auditórios lotados e um público muito participante.
“Foi, sem dúvida, uma grande oportunidade de desenvolvimento e de união do nosso setor. E a concretização de um sonho, após 32 anos de atividades de nossa associação. Saímos realizados com o que sentimos dos participantes, com o fato de as pessoas terem aproveitado bastante o conteúdo, a possibilidade de estreitar relacionamentos, de novos conhecimentos. Recebemos muitas sugestões para o próximo evento, inclusive de local para a realização e já estamos trabalhando para que a segunda edição seja ainda melhor”, afirma Paola Tucunduva, presidente da ANEL, fazendo questão de agradecer o apoio e a participação de todos que contribuíram para o sucesso do I Congresso Brasileiro de Lavanderias.
A programação do Congresso teve início no dia 27 com uma série de palestras abordando diferentes assuntos de interesse do setor, como Consumo, Gestão Financeira, Mercado, Eventos, incluindo cases de sucesso, como o de Janete Ribeiro Vaz, do Laboratório Sabin. Janete contou um pouco da trajetória de sua empresa, localizada em Brasília (DF), em uma história de motivação e sucesso, que encantou a todos e serviu de exemplo, deixando dicas, como “uma empresa só cresce se, ao invés de líder, tiver um sistema de liderança”.
A abertura do evento foi feita por Adir Ribeiro, da Praxis Education, com a palestra “As Tendências do Consumo no Varejo e no B2B (Industrial)”, mostrando por exemplo o crescimento do varejo e o novo comportamento dos consumidores, que foi muito elogiada pelos presentes. Quem também falou de mercado, com um panorama das lavanderias no Brasil, foi Pedro Luiz Paulucci, da Top Marketing, abordando tendências e crescimento do setor. Fábio Kanashiro, do Banco Itaú, um dos patrocinadores do evento, deu importantes dicas e novas informações para soluções financeiras para lavanderias, colocando os especialistas do Itaú à disposição dos participantes. Ao longo da programação, vários assuntos de interesse como Gestão Financeira, com Márcio Iavelberg, da Blue Numbers; Mercado Têxtil e de Confecção, com Haroldo Silva, da ABIT; e Gestão de Desempenho, com Luciano Meira, da FranklinCovey. Copa 2014 e Olimpíadas 2016 também estiveram na pauta, com a palestra de Sandro Sato, da Dow Química – patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos. O Sistema Lean de Produção, que prega o fazer mais por menos, e que ficou famoso com a Toyota, foi o tema da palestra de Carlos Moretti. Encerrando o primeiro dia de evento, foi a vez da palestra de Helmut Muniz e as muitas iniciativas e parcerias para o desenvolvimento de lavanderias do ITEP – Instituto de Tecnologia de Pernambuco, voltado para o segmento de jeans.
No segundo dia, palestras técnicas
No dia 28 foi a vez das palestras com conteúdo mais técnico, divididas em três salas, respectivamente para os Segmentos Doméstico, Jeans e Industrial (Hospitalar, Hoteleiro e Uniformes). O Segmento Doméstico trouxe assuntos como Informatização de lavanderias, Marketing, Código de Defesa do Consumidor, A Importância do SQS para lavanderias e Preços de Serviços, além de um Painel de Limpeza a Seco. Já o Segmento Jeans reuniu palestras sobre os desafios das lavanderias jeans, o vintage, enzimas para lavagens de jeans e perspectivas de mercados. O Agreste Pernambuco foi tema com a Mamute Lavanderia e o ITEP.
A Sala Lavanderias Industriais, por sua vez, reuniu assuntos voltados para os segmentos Hospitalar, Hoteleiro e de Uniformes: biossegurança em lavanderia hospitalar, controle de consumo de insumos, informatização, tecidos técnicos e calandras, entre outros.Teresinha Covas, da TCL, e Marcelo Pierre, da Indeba – patrocinadora do evento – deram uma interessante palestra, com um panorama sobre Riscos biológicos na área contaminada de hospitais. Othon Barcellos Sobrinho encerrou o I Congresso Brasileiro de Lavanderias com a palestra “Os sete segredos das lavanderias de sucesso”: Ter um sonho bem definido; Focar num segmento; Ser diligente e muito trabalhador; Comprar um imóvel próprio; Não ser vendedor de preços baixos; Atualizar seus equipamentos sempre; Saber a hora de passar o bastão e compartilhar o que aprendeu.
Sala de Relacionamento
Paralelamente, os participantes puderam conhecer novidades, trocar ideias e buscar fazer negócios na Sala de Relacionamento, que contou com a presença dos patrocinadores do Congresso, Itaú e Indeba, e dos expositores Diversey, Equipe, Ecolab, Insert, ADPro/Adhetech, Girbau, Grenntag, Ideológica, Trefimet e Spartan, e com o apoio do Sebrae. Nesse espaço, com entrada pelo lobby do Hotel Holiday Inn, também foram realizados os coffee-breaks previstos na programação dos dois dias.