O Sindilav, procurando sempre contribuir para o aperfeiçoamento do setor de lavanderias, oferece cursos e palestras gratuitos em sua sede, muitos deles para que as empresas possam melhor cumprir determinações legais. Anote em sua agenda e reserve seu lugar.
Local: sede do SINDILAV, Rua Pais de Araújo, 29 "“ auditório "“ São Paulo-SP
Horário: das 14 às 17 horas,
Inscrições: tel (11) 3078-8466
Obs: Gratuito para as lavanderias situadas na base territorial do sindicato.
Serão fornecidos material didático e certificado de participação.
Â
07 de agosto
Primeiros Socorros
Para atendimento da Lei nº 6514, de 1977, da Portaria nº 3214, de 1978, e da NR-7: "Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação de primeiros socorros, aos cuidados de pessoa treinada para esse fim". Tem como objetivo proporcionar informações úteis ao atendimento inicial a uma vítima, à preservação da vida, impedindo o agravamento de lesões e visando a recuperação do vitimado, antes da chegada do socorro.
Â
11 de setembro
Treinamento para Riscos do Percloretileno
De acordo com a Resolução da ANVISA, todas as lavanderias que utilizam o percloretileno em seu processo de lavagem devem proporcionar treinamento a seus funcionários sobre os riscos ambientais e ocupacionais do percloretileno, objetivando a própria segurança, a saúde laboral e a preservação do meio ambiente. A falta de treinamento coloca a empresa em situaÂção de omissão quanto à saúde da população, de seus funcionários e a proteção do meio ambiente.
Â
09 de outubro
Designado CIPA
Destinado às lavanderias que possuam menos de 20 funcionários e que, portanto, não têm a necessidade de implantar a CIPA "“ Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, mas são obrigadas a indicar um funcionário responsável pelo cumprimento dos objetivos da NR-5, do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata da saúde e segurança do trabalhador. Este funcionário, denominado "designado", deve participar anualmente de treinamento específico para o desenvolvimento de sua função, cujo objetivo é identificar os riscos do processo de trabalho, verificando constantemente as situações que, eventualmente, possam trazer insegurança aos demais trabalhadores).