Sindilav

Mai/Jun - 2008 - nº 144

Fale com a Diretoria

Gostaria de saber se há algum pedido do SINDILAV de liberação do transporte de enxoval hospitalar.
Maria Aparecida

Resposta: O SINDILAV já pediu à Secretaria de Transportes do Município de São Paulo e à CET que incluam lavanderias industriais nas excepcionalidades em relação às restrições quanto ao trànsito de caminhões na cidade de São Paulo. Estamos aguardando resposta.
 

É permitido descontar DSR (Desconto Semanal Remunerado) de funcionário que atrasa regularmente?
Roberto

Resposta: Segue cláusula da CCT 2007/2008:

a) A ocorrência de 1 (um) atraso ao trabalho na semana pelo empregado, desde que não superior a 20 (vinte) minutos, será considerada como atraso justificado e não acarretará o desconto do DSR correspondente. Neste caso, a empresa não poderá impedir o acesso do empregado ao local de trabalho e o cumprimento do restante da jornada de trabalho, estando inclusive desobrigado o empregado de compensar os minutos referentes ao atraso.

b) No caso de haver greve nos transportes coletivos/públicos, usados pelo empregado no trajeto de vinda ao trabalho, haverá um limite no atraso de até 120 (cento e vinte) minutos diários enquanto perdurar a greve, garantindo os mesmos direitos especificados no item "a" acima.

c) Na ocorrência de atraso superior a 20 (vinte) minutos ou de mais de 1 (um) atraso na semana, quando permitida sua entrada ao trabalho, será considerado como atraso justificado e não acarretará o desconto do DSR correspondente, compensado neste caso o atraso no final da jornada de trabalho ou na semana.