A Comissão para Análise das Excepcionalidades na Zona Máxima de Restrição de Circulação (CAEZ) considerou favorável o pedido do SINDILAV para a liberação total da circulação de caminhões que transportam roupas hospitalares na cidade de São Paulo. O pleito do SINDILAV foi julgado em 18 de abril e a decisão foi publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, em 22 de junho de 2012. Na ocasião, o presidente do SINDILAV e o representante da Lavsim Higienização Têxtil Ltda., Plínio Rodrigues, apresentaram argumentos que justificavam essa solicitação.
Dentre as explicações apresentadas, estava o fato de que as roupas hospitalares usadas não podem ser armazenadas por muito tempo, pois apresentam sérios riscos de proliferação de bactérias e contaminação. Mesmo que pudessem ser armazenadas, os hospitais não possuem locais apropriados para isso. A coleta e entrega destes materiais acontecem durante dia e noite e precisam ser ágeis e eficientes. José Carlos Larocca observou também os aspectos que dizem respeito à saúde pública e destacou que essa causa se enquadra nas exceções previstas por lei.
A decisão favorável foi concedida pelo presidente da Comissão e ratificada pelo secretário Municipal de Transportes. Ao todo, são oito lavanderias beneficiadas: Aqualav Serviços de Higienização Ltda., Atmosfera Gestão e Higienização de Têxteis S.A., Hospclean S.A., Hospitécnica Comércio Médico Hospitalar Ltda., Lavsim Higienização Têxtil Ltda., Martins & Lococo Lavanderia Ltda., Maxlav Lavanderia Especializada Ltda. e Vida Lavanderia Especializada Ltda. Estas são as lavanderias que se interessaram pela causa quando o SINDILAV disponibilizou o pleito para todo o segmento.
Após quase quatro anos de luta junto à Secretaria Municipal de Transportes, o SINDILAV obteve vitória nessa causa. Mais uma prova de que a determinação e perseverança produzem bons resultados.
“Aproveitamos para novamente parabenizar o Sindilav por esta conquista, principalmente ao Presidente Larocca. Sem ele não teríamos sucesso nessa empreitada. Larocca, você conquistou um marco na história das Lavanderias Hospitalares. Além da liberação do rodízio, conseguimos abrir outras frentes que são vitais para nosso setor. Obrigado Larocca, obrigado Marco.”
Gerência comercial da lavanderia Lasvim (por e-mail)