Sindilav

Jul/Ago - 2010 - nº 157

Editorial – Preços e Custos de Produção

Existe uma pergunta que muitos proprietários de lavanderia não sabem responder: qual é o custo exato de funcionamento de sua lavanderia?

Com certeza, essa é uma equação que tem que ser levantada, pois no cálculo temos que considerar os custos fixos, os variáveis, que oscilam de acordo com o movimento, não podendo esquecer também de calcular o valor referente ao aluguel, o pró-labore correto, a remuneração do capital empregado, bem como a depreciação dos equipamentos. Tenho a impressão de que muitos empresários vão ficar espantados com o resultado final.

Calcula-se o investimento físico, definem-se e calculam-se os custos fixos, estimam-se os custos variáveis, projetam-se os custos totais, identificam-se os custos de comercialização e a margem de lucro, calcula-se o preço de venda, apuram-se as receitas e os resultados operacionais.

Como se percebe, para fazer a análise financeira o empreendedor vai precisar de um bom volume de informações e fazer uma série de cálculos matemáticos.

É importante dizer que os 0procedimentos e os cálculos não eliminarão os riscos inerentes a qualquer atividade empresarial, uma vez que a capacidade de assumir riscos é uma característica importante do perfil do empreendedor de sucesso

Por isso, é necessário tomar muito cuidado com alguns tipos de oferta praticados por lavanderias, como, por exemplo, “lave duas calças e pague somente uma”, ou qualquer outra situação semelhante, pois com isso você estará aumentando seu custo e faturando o mesmo valor.

Outro cuidado importante é verificar o valor gasto com telefonemas para celulares, através do telefone fixo, hipótese em que fica mais vantajoso comprar um celular para fazer esse tipo de comunicação.

Portanto, não se deixe impressionar pelo preço do seu concorrente, pois se você pratica um serviço de qualidade e possui um bom atendimento, com certeza o cliente saberá distinguir o joio do trigo.

José Carlos Larocca

Presidente do SINDILAV