Sindilav

Jul/Ago - 2006 - nº 133

Lista de checagem de um processo de lavagem a seco

Notícias Técnicas

Fator de carga
A sobrecarga da máquina pode causar redeposição, remoção deficiente de sujidade solúvel em água e outros problemas. As máquinas de lavagem a seco podem requerer carregamento ligeiramente menor que o normal. Deve-se pesar cada carga de roupas antes da lavagem.


Duração do ciclo de limpeza

Para uma limpeza adequada é necessário um mínimo de dez trocas de solvente na bomba da máquina durante o ciclo de lavagem. Quando o fluxo de solvente for menor, é recomendável aumentar o tempo do ciclo de lavagem.

Temperatura de secagem (no duto de saída)

Uma temperatura de secagem excessiva pode danificar os tecidos e causar outros problemas nas peças de roupa. A temperatuda de secagem não deve ultrapassar 70ºC. Roupas delicadas, como sedas, lãs suaves e acrílicas exigem temperatura de secagem inferior a 50ºC.

Duração do Ciclo de Secagem
Para uma secagem apropriada e uma recuperação de solvente eficiente, a duração do ciclo de secagem é importante. O tempo exato de secagem depende da temperatura. As unidades de secagem operadas corretamente necessitam de um ciclo de secagem de pelo menos 20 minutos em cargas completas


Condição do solvententes

Cor do solvente
Se o solvente estiver sujo (escuro) as roupas podem se tornar acinzentadas ou amareladas. A cor do solvente deve ser pelo menos de um âmbar claro (similar à cor de cerveja leve). Isto corresponde a uma transmissão medida de cor de 55%T. Para
melhores resultados é recomendável uma transmissão medida de cor de pelo menos 75%T.

Conteúdo de umidade
Um conteúdo de umidade correto é importante para controlar a eletricidade estática, o encolhimento e os sistemas de “carga”, para uma remoção apropriada da sujidade solúvel em água. O conteúdo de umidade é conhecido geralmente como umidade relativa, ou UR. O conteúdo de umidade do solvente não deve ultrapassar 75% de UR e deve ser menor para tecidos sensíveis à umidade. Os sinais de umidade excessiva incluem rugas difíceis, encolhimento e feltragem.

Os sinais de umidade baixa incluem eletricidade estática na roupa e diminuição da faculdade de remoção de sujeira e manchas solúveis em água.

Temperatura do solvente
A temperatura excessiva do solvente pode ocasionar perda de cor das roupas, assim como a temperatura baixa pode diminuir a efetividade de limpeza do solvente. Mantenha a temperatura do solvente entre 18 e 23ºC.

Manutenção do Solvente
Destilação
É o método mais efetivo para remover a sujidade solúvel do solvente. Recomenda-se uma renovação do solvente adequada.

Filtragem

Uma vez que a sujidade insolúvel tenha sido removida das roupas, ela deve ser eliminada do solvente para evitar a redep­osição ou re­acumulação nas próximas cargas. Para isto se recomenda o uso de algum método de filtragem. Filtros de cartuchos normais (standard), devem ser substituídos quando não se possa manter o fluxo do solvente. Para filtro de pó, uma boa capa ou pré-coberta é necessária.

Carvão ativado