Diversas matérias sobre lavanderia estiveram na imprensa nos meses de junho e julho,
noticiando a preparação para um crescimento mais expressivo do setor a médio prazo.
Em entrevistas o presidente do Sindilav, José Carlos Larocca, justificou
a previsão otimista: "Apenas 2,8% da população economicamente
ativa utiliza lavanderia, e mais de 20% dessa população é
considerada cliente em potencial". Por isso ele calcula que neste ano haverá
um crescimento de 5% na oferta de serviços e uma estabilidade no faturamento
e que nos próximos cinco anos deve haver um aumento de 40% na oferta de
serviços e 20% no faturamento do setor.
O sindicato mostrou ainda que nos últimos oito anos o mercado cresceu 70%
em oferta de serviços e 30% em faturamento. Um dos fatores que impulsionou
esse desenvolvimento foi a forte presença das mulheres no mercado de trabalho
e o número de homens que passaram a morar sozinhos, entre outros fatores.
Estudos demonstram que 70% dos clientes são pessoas da classe A e B, e
30% são da classe C. O Sindilav informou aos repórteres que o Brasil
possui aproximadamente 6 mil lavanderias, sendo 4,8 mil domésticas e 1,2
mil industriais. Juntas faturam R$ 1.5 milhão. A força está
no município de São Paulo, que concentra aproximadamente 70% do
total de unidades do Estado.
Segmento doméstico
Larocca alertou que os empreendedores que desejarem entrar no segmento doméstico
de lavanderias devem tomar alguns cuidados. Primeiro é preciso pesquisar
atentamente o mercado e escolher um ponto comercial onde não haja concorrência
muito próxima. Alguns bairros já estão saturados de lavanderias,
como Moema e Jardins. Além disso, o empreendedor também precisa
estar atento para não superdimensionar o investimento, abrindo uma lavanderia
grande demais. Uma loja de porte médio capta de 200 a 250 peças
por dia e consegue um faturamento mensal entre R$ 20 mil e R$ 25 mil.
Outra informação importante fornecida pelo presidente do Sindilav
diz respeito às franquias. Ele disse que a opção por se tornar
um franqueado é interessante por ser mais fácil do que abrir o negócio
por conta própria quando não se tem experiência. Orientou
ser obrigatório pesquisar bem as opções do mercado. Algumas
marcas têm máquinas de lavar e outras só funcionam como ponto
de coleta. Também é preciso conversar com franqueados antes de assinar
qualquer contrato para constatar o grau de satisfação e o apoio
técnico fornecido pelo franqueador.
As diversas redes oferecem diferenças relevantes, tanto no que se refere
ao capital a ser investido como na oferta de máquinas e processos, e também
na forma de remuneração do franqueador. Nas reportagens dos jornais
Diário do Grande ABC, Diário do Comércio e Indústria
– DCI,
O Estado de São Paulo, Gazeta Mercantil e outros são enumeradas
as várias marcas de franquia de lavanderias.
Segmento industrial
As lavanderias industriais estão sendo impulsionadas pelo bom desempenho
de diversos tipos de indústrias, que contratam a prestação
de serviços de lavagem de uniformes e outros itens.
A Atmosfera Gestão e Higienização de Têxteis cresceu
20% no primeiro semestre deste ano e aproveitou o momento favorável para
investir R$ 2 milhões na ampliação da unidade em Diadema.
A Lavanderia Industrial São Bernardo registrou crescimento menor "“
6% – mas também credita a expansão do setor ao crescimento
da economia.
Para o Sindilav, a expectativa é de que o segmento de lavanderias industriais
tenha um faturamento 20% maior nos próximos cinco anos. Para este ano,
espera que o crescimento de 6% se consolide.