O Sindicato de Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e Região "“ Sindilav participou do XIX Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio e Serviços, em João Pessoa, na Paraíba, de 14 a 16 de maio, representado por seu presidente, José Carlos Larocca.
"Sindicalismo Patronal e sua Responsabilidade Social” foi o tema do evento, que contou com aproximadamente 500 sindicatos de todo o país e mais de 1.000 participantes.
Trata-se de um evento realizado todo ano, sempre em uma diferente cidade do país. Na abertura, falou o Presidente da Confederação Nacional do Comércio, Antonio de Oliveira Santos, lembrando os serviços oferecidos pela CNC, que vêm contribuindo para o fortalecimento do sistema sindical nacional.
Palestras
Durante o evento, foram ministradas as seguintes palestras:”Os Sindicatos Patronais como Agentes da Responsabilidade Social”, “Pacto Social "“ O Papel das Empresas e dos Sindicatos Patronais do Comércio e Serviços”, "O Momento Econômico-Social”, tendo como palestrantes ministros, autoridades governamentais e personalidades de destaque nacional.
O Ministro da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Social "“ SEDES, Tarso Genro, falou sobre a construção de um novo modelo de inserção social para o país. O trabalho da SEDES, órgão de consulta do Presidente Lula, tem como princípio debater com a sociedade civil uma forma capaz de renovar o contrato político-social do Brasil. Disse que a primeira etapa de discussões do governo com a sociedade, concluída em pouco mais de dois meses de atividades, acelerou a elaboração das propostas de reformas tributária e previdenciária, já entregues ao Congresso Nacional.
O Ministro informou que, dando continuidade ao diálogo de concentração nacional, proposto pelo Presidente Lula, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social vai discutir nos próximos meses a Reforma Trabalhista, o Plano Plurianual, as Micro e Pequenas Empresas e os Fundamentos Estratégicos para o Desenvolvimento. E, ao finalizar, assumiu o compromisso de nomear um membro, a ser indicado pela Confederação Nacional do Comércio, para participardo Conselho.
O Jornalista Heraldo Pereira, da Rede Globo, falou sobre o momento econômico e social, e demonstrou como a imprensa acompanha os projetos na Câmara e no Senado, nas suas várias Comissões, e a importância da divulgação para a população.
Também foram proferidas palestras sobre “Contribuição Sindical "“ Arrecadação através da Caixa Econômica Federal” e “Reflexos do Novo Código Civil nas Empresas e Sindicatos”.
Comissões Temáticas
Foram os seguintes os temas das comissões: "Comissões de Conciliação Prévia", "Reforma Tributária", "Alternativas de Atuação Social dos Sindicatos", "Cooperativas de Crédito" e "Contribuição Sindical".
Reuniões
Paralelamente ao Encontro, foram realizadas reuniões de assessores jurídicos e de executivos dos sindicatos.
Nas reuniões de assessores jurídicos, os temas foram “Salário de Natureza Civil”, “Perfil Profissiográfico Previdenciário"“PPP” e “Convenção 132 da Organização Internacional do Trabalho "“ OIT”.
Os executivos trataram de temas como “Univarejo”, “Promoção, Integração e Aperfeiçoamento do Comércio Varejista”, “Fontes de Manutenção do Sistema Sindical” e “Câmaras de Conciliação”.
O Sindilav esteve presente em todas as palestras e nas comissões temáticas sobre conciliação prévia e sobre contribuição sindical.
Na ocasião, o presidente José Carlos Larocca, do Sindilav, apresentou dados estatísticos sobre a Comissão Intersindical de Conciliação Prévia do Setor de Lavanderias e falou da experiência do Sindilav sobre o tema contribuição sindical.
Larocca foi um dos relatores da comissão