Confira os benefícios dessa nova modalidade de pagamento e tire suas dúvidas.
Instituído em novembro de 2020 pelo Banco Central do Brasil, o PIX é uma nova modalidade de transferência e pagamentos que tem sido cada vez mais incorporada nos hábitos financeiros dos brasileiros.
A nova modalidade de transferências gratuitas entre contas bancárias fica disponível 24h por dia, sete dias por semana, e é realizada instantaneamente. Para alegria de muitos empresários, esse meio de transferência tem sido uma forma prática e rápida para que vários consumidores realizem pagamentos de compras e contratação de serviços.
Além de ser rápido, o PIX é muito prático. É transferido via chaves, e o recebedor pode escolher entre vários tipos: CPF, CNPJ, e-mail, QR Code, dados bancários ou até mesmo chaves aleatórias, geradas instantaneamente no aplicativo bancário. Tudo depende da escolha que ele fez ao se cadastrar no PIX da sua conta.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO PIX PARA LAVANDERIAS E DEMAIS ESTABELECIMENTOS?
Segundo informações do próprio Banco Central, o PIX veio como uma nova opção para aumentar a rapidez e comodidade nos pagamentos e transferências. Ele tem o intuito de aumentar a competitividade de mercado, baixar os custos, aumentar a segurança, melhorar as experiências dos clientes, incentivar o acesso às novas tecnologias, entre outros benefícios.
Para os empreendedores de lavanderias, o PIX se apresenta como ótima opção porque:
- Mostra que sua lavanderia está atualizada e conectada;
- Facilita a vida do cliente na hora de efetuar os pagamentos;
- Movimenta o capital de giro da empresa, já que o dinheiro é transferido instantaneamente;
- Ajuda no controle de pagamentos, já que é identificado no próprio extrato bancário;
- Evita o pagamento de taxas para instituições financeiras que intermediam os pagamentos atualmente (como bancos e operadoras de cartões/máquinas de pagamento);
- • Agiliza os processos de compra e venda.
O PIX É SEGURO?
Assim como as tradicionais TEDs e DOCs, o PIX é protegido pela Lei Complementar 105, de 10 de janeiro de 2001, que garante o sigilo bancário. Além disso, a segurança dos dados entre PIX é garantida pela Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.
As prevenções contra fraudes são as mesmas aplicadas para as modalidades já existentes de transferência, que garantem igual segurança para o PIX.
Entre esses mecanismos, estão a segurança já adotada pelas instituições bancárias para outras modalidades de transferência de valores; a criptografia dos dados na Rede do Sistema Financeiro Nacional; a utilização de motores antifraudes que bloqueiam e/ou rejeitam transações suspeitas; entre outras metodologias técnicas de segurança, que podem ser consultadas diretamente no site do Banco Central.
QUAL O LIMITE PARA FAZER TRANSFERÊNCIAS?
O PIX pode ser feito a partir de R$0,01 e não possui um teto de transferência estabelecido pelo Banco Central. No entanto, as entidades financeiras podem estipular limites como métodos antifraudes. Nesse caso, recomendamos consultar as regras dos bancos detentores das contas envolvidas na transação.
Aproveite essa importante modalidade de pagamentos, consulte seu gerente bancário para tirar todas as dúvidas e comece agora mesmo!