Sindilav

Jan/Fev - 2019 - nº 208

Maquininhas de cartão se destacam nos pequenos negócios

maquininhas

Segurança e satisfação dos clientes são algumas das vantagens obtidas com o uso dos aparelhos.

Seja na padaria perto da sua casa, na farmácia ou na lavanderia, as maquininhas de cartão vêm sendo cada vez mais utilizadas nos pequenos negócios. Entre os fatores que explicam o crescimento no uso desses aparelhos, estão a segurança e o faturamento proporcionados, além, é claro, da satisfação dos clientes, que possuem mais uma opção de pagamento.

E quem acha que a oscilação na situação econômica do Brasil foi um empecilho para o crescimento da utilização desse meio de pagamento, enganou-se. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae no ano passado, apesar do momento de crise vivenciado pelo país, houve um aumento de 19% no uso do aparelho, em relação a 2016.

As maquininhas para pagamento com cartão de crédito ou débito têm sido mais adotadas por empreendedores do comércio, os mais jovens e, mais intensamente, nas microempresas.

Além dos fatores já mencionados como possíveis motivos para o avanço na utilização desses meios de pagamento, um outro ponto chama a atenção: o crescimento da concorrência. Com a expansão de novos operadores no mercado, oferecendo máquinas sem aluguel e com taxas mais baixas, certamente ficou mais fácil adquirir os aparelhos.

Ainda segundo a pesquisa, o número de pequenos negócios que utilizam cartões chegou a 46%. Já entre os Microempreendedores individuais (MEIs), o crescimento foi ainda mais forte: 54% desses empresários passaram a usar as maquininhas nos últimos dois anos.

Fonte: goo.gl/94Rzb8