Sindilav

Jan/Fev - 2019 - nº 208

4 tendências tecnológicas para adotar em sua empresa

Saiba como a tecnologia pode contribuir para o sucesso do seu negócio.

Independentemente se a sua empresa é pequena, média ou grande, a tecnologia faz ou fará parte dela. E a boa notícia é que, diferente do que muitos pensavam há alguns anos, os recursos tecnológicos estão cada vez mais acessíveis para os empreendimentos, tornando-se grandes aliados dos empresários.

Atualmente, essas tecnologias auxiliam as empresas em várias áreas, desde a produção e gestão financeira até o atendimento e a experiência do cliente. Não há o que fazer, a não ser aproveitar o quanto antes os benefícios trazidos por esses recursos e implantá-los em seu negócio.

Neste texto, destacamos quatro tendências tecnológicas que podem ser utilizadas em sua empresa. Acompanhe!

INTERNET DAS COISAS
Provavelmente, você se depara diariamente ou já se deparou com objetos físicos capazes de coletar e transmitir dados por meio da internet. São câmeras controladas pela web, contratos automatizados, cartão de ponto virtual, iluminação inteligente, entre vários outros recursos.

Tudo isso é o que chamamos de internet das coisas. E se sua empresa ainda não utiliza nenhum desses objetos, saiba que você pode estar perdendo dinheiro. A economia gerada por esses recursos é considerável, além de o trabalho se tornar otimizado e ágil.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Trata-se de outra grande novidade tecnológica e até já bastante presente em algumas empresas. Na área de vendas e atendimento ao cliente, por exemplo, os chatbots constituem elementos de inteligência artificial capazes de substituir até quatro pessoas na operação, o que, sem dúvida alguma, torna o negócio muito mais rentável.

Os chatbots são programas de computador que simulam conversas humanas em um chat, de acordo com o que é programado. Assim, diversas tarefas repetitivas e burocráticas, comuns em muitas empresas, podem ser automatizadas.

BIG DATA
Você saberia dizer qual foi o retorno sobre o investimento de determinada venda de sua empresa? Saberia dizer também quantas vezes um cliente faz novas aquisições ao longo de um ano, ou quais produtos ele compra? Com o big data, enormes volumes de dados, de grande variedade, podem ser analisados e interpretados em alta velocidade.

Assim, perguntas como as que foram feitas no início deste tópico podem ser respondidas com precisão. O big data é fundamental para entender a jornada de compra do consumidor e, dessa forma, trabalhar em uma comunicação personalizada e mais direcionada para as necessidades do consumidor.

MEIOS DE PAGAMENTOS DIGITAIS
Uma das tecnologias que mais evoluíram nos últimos anos foram os meios de pagamentos digitais. Por exemplo, a Near Field Communication (NFC) permite que o consumidor pague as suas compras ou serviços somente aproximando seus relógios, pulseiras ou smartphones das máquinas que já estejam preparadas para essa tecnologia.

A novidade vem se tornando cada vez mais popular, proporcionando comodidade ao cliente e tornando as vendas mais rápidas, o que é excelente para o negócio. Afinal, tempo é dinheiro, não é mesmo?

E a sua empresa, já trabalha com alguma dessas tecnologias? Seja qual for o tamanho do seu empreendimento, certamente há recursos que podem trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, como o que vimos neste texto. Informe-se e incorpore a tecnologia em sua empresa!

Fonte: goo.gl/ZKYw4Q