Sindilav

Jan/Fev – 2016 – nº 190

Lavanderias self service: conheça o segmento que ganha cada vez mais espaço no país

Serviço de autoatendimento em lavanderias tem como atrativos a inovação do modelo e o baixo custo de investimento.

Muito comuns em filmes americanos, as lavanderias self service estão novamente no mercado brasileiro, e desta vez com boas perspectivas de sucesso. Segundo a Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (Anel), mesmo não tendo estimativas sobre os números do segmento no Brasil, estima-se que as empresas dessa modalidade tenham crescido nos últimos cinco anos.

As lavanderias self service foram implantadas no país há 20 anos, mas sem grande êxito. O alto custo para manter essas empresas, na época, foi fundamental para o fracasso da modalidade. Agora, em outro cenário e com um baixo custo de investimento, o segmento volta à cena com mais força e novos adeptos. A capacidade do brasileiro em se adaptar a novos serviços também é considerada um atrativo a mais para empresários que desejam investir no negócio.

Outra possibilidade para quem pretende oferecer o serviço é não abandonar totalmente o modelo de lavanderia tradicional. Existem empresas que oferecem os dois serviços; dessa forma, a lavanderia poderá ter os já tradicionais clientes, que levam suas roupas para serem lavadas normalmente, e os novos consumidores, que só utilizam o autoatendimento.

É bom ficar atento e apostar em diferenciais que possam fazer a diferença a favor do seu negócio. Por exemplo, o que oferecer para seu público enquanto ele aguarda suas roupas serem lavadas? Confiar apenas em jornais e revistas pode ser um erro. Se a geração atual vive conectada, por que não disponibilizar gratuitamente internet wi-fi? Aproveite e invista em um ambiente tranquilo e confortável. É uma ótima maneira de deixar seus clientes satisfeitos e, consequentemente, fidelizá-lo.

Fonte: G1 – www.goo.gl/0OiHqe