Sindilav

Jan/Fev – 2015 – nº 184

Sua empresa já está conectada?

Pesquisa encomendada pelo Sebrae mostra que a internet já é uma realidade na vida dos empreendedores e da sociedade como um todo.

A expansão da internet não é novidade para ninguém. O que talvez ainda seja uma novidade é que este é um instrumento
que agrega grande valor para quem sabe utilizá-lo. Uma pesquisa do Sebrae revelou que 92% dos micro e pequenos empresários brasileiros, que faturam até R$3,6 milhões por ano, estão ligados nisso. Metade deles, segundo a pesquisa, estão acessando a internet pelo celular, inclusive. Além disso, 65% desses empresários consideram o canal como instrumento importantíssimo para
o bom desempenho do negócio.

A pesquisa também mostrou que os empresários utilizam
a internet não só para ter acesso aos e-mails, mas para contatar fornecedores, fazer pesquisas de preços e muito mais.

Na outra ponta, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br) revela que 59% da população tem acesso à rede, mas apenas 31% usa o celular para esse acesso.

Não são necessários dados para perceber que a internet é sim uma grande aliada das empresas. Não só para o uso em pesquisas e comunicação, como foi citado na pesquisa do Sebrae, mas também como fonte de informação, capacitação e, por que não, relacionamento com o cliente.

O Marketing de Relacionamento é importantíssimo para a fidelização dos clientes e para construir uma relação sólida com o público, a fim de identificar os principais erros e acertos da empresa. O atendimento não deve ser encerrado quando a venda é finalizada, mas ele deve começar antes, durante e se estender após a compra. Imagine como são úteis as informações de quem usa seus serviços. O que seus clientes têm a dizer, sugerir, reclamar ou elogiar?

A internet entra nesse cenário como um instrumento facilitador dessa comunicação. Nela você pode entender melhor o que
o seu público diz sobre você, além é claro de se colocar à disposição para que eles entrem em contato com a empresa de maneira mais prática e ágil.

As redes sociais, plataformas que os usuários da internet usam para postar opiniões, conversar, marcar encontros e compartilhar momentos, são um prato cheio para qualquer empreendedor que deseja conhecer seu público.

É claro que você não é, nem precisa ser, expert em marketing digital e redes sociais para acompanhar a rotina, desejos
e ansiedades de seus clientes. Mas é bom sim, se familiarizar com as ferramentas, para entender como funcionam e, se possível, contratar um analista de mídias sociais para contribuir com
a execução do trabalho de marketing dentro dessas mídias.

Além de melhorar o relacionamento de sua empresa com
o público, o valioso trabalho deste profissional mostrará, por meio de um relatório periódico, dados e estatísticas de fundamental importância, como números de acesso, comentários positivos, negativos e neutros sobre o seu produto ou serviço, entre várias outras informações. Isso quer dizer que você saberá o que, quando e como as pessoas estão falando de sua empresa. E o melhor: você estará lá para respondê-las, o que é essencial para a satisfação do cliente. Pense um pouco mais sobre isso, leia sobre o tema e conecte a sua empresa. Não espere mais para estar onde o seu público está.

Acesse a pesquisa na íntegra digitando o endereço a seguir
no navegador da web: www.goo.gl/eSzmq7

Screen Shot 2015-02-11 at 6.42.43 PM