Sindilav

Jan/Fev – 2015 – nº 184

Sindilav envia carta à Sabesp visando isenção de multa no consumo de água

Segmento de lavanderias apresentou argumentos para não sofrer penalidade prevista.

No dia 16 de janeiro, o presidente do Sindilav, José Carlos Larocca, enviou uma carta ao Sr. Jerson Kelman, presidente da Sabesp, para tratar de assuntos referentes à multa sobre o aumento no consumo mensal de água. A medida passou a valer no dia 8 de janeiro, quando foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, e objetiva reduzir e amenizar a crise hídrica em 2015. Contudo, José Carlos Larocca apresentou vários fatores para que
o segmento de lavanderias fique isento da penalidade.

As restrições ao consumo de água no Estado de São Paulo têm causado grande procura pelos serviços de lavanderia, aumentando significativamente o movimento nas empresas e, consequentemente, podendo provocar picos de consumo de água. Por outro lado, esse mesmo aumento na demanda das lavanderias contribuirá com a economia de água, uma vez que as lavagens nas empresas são otimizadas, com um volume maior de roupas em um ciclo de lavagem, diferentemente da maneira como é feita nas residências. Além disso, os maquinários ultramodernos existentes nas lavanderias lavam grande quantidade de roupa com baixo consumo de água. Em grandes empresas do segmento, também são utilizadas estações para tratamento de efluentes, bem como água de reuso. 

O presidente do Sindilav apresentou outro importante argumento para a isenção da multa para as empresas de lavanderia.
De acordo com a nova medida, os hospitais estão isentos da penalidade, no entanto o maior consumo ocorre na lavagem de roupas e campos cirúrgicos – serviços que são terceirizados com lavanderias. Atualmente, cerca de 95% das roupas processadas nas empresas correspondem a demandas de hospitais, constituindo, portanto, um serviço de utilidade pública.

O Sindilav ainda aguarda o parecer da Sabesp, no sentido de resolver definitivamente as questões que envolvem a nova medida adotada no início deste ano. Nossas lavanderias continuarão empenhadas e focadas em suas rotinas de trabalho, estimulando sempre a redução no consumo de água.

Screen Shot 2015-02-11 at 7.06.51 PM