Uma falsa mensagem utilizando a assinatura da Receita Federal do Brasil tem circulado pela internet. Seu conteúdo tenta iludir o cidadão, utilizando o argumento de que existem divergências na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) do exercício de 2012.
No entanto, a Receita Federal alerta para o fato de que não envia e-mail sem a prévia solicitação do contribuinte e, mesmo quando há essa solicitação, as mensagens são enviadas dentro do próprio Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) ou através do Domicílio Tributário Eletrônico, disponível para os contribuintes que possuem certificado digital.
Essas mensagens são enviadas, geralmente, por quadrilhas especializadas em crimes pela internet que tentam extorquir – através de links contidos nos e-mails – informações fiscais, cadastrais e financeiras do contribuinte. Tais mensagens trazem a impressão de ‘urgência’ e solicitam que o usuário clique em links ou faça o download de arquivos anexos ao e-mail. Por isso, se você receber um e-mail deste tipo, não abra os arquivos anexos e nem clique em seus links. Apenas exclua a mensagem imediata e definitivamente.
Também é altamente recomendável a utilização de um antivírus de qualidade, para reforçar sua segurança e preservar seus dados.