Temos observado em diversas etiquetas de roupas, linhas pontilhadas sugerindo que elas sejam recortadas e retiradas das peças. Essa atitude foge da lógica, já que a função das etiquetas é exatamente o contrário: permanecerem afixadas nas roupas para instruir sobre a lavagem mais adequada na hora da higienização.
Cada vestimenta possui uma confecção específica que pode utilizar um ou vários tipos de tecidos. Para conservar a roupa e preservar seu aspecto original, é preciso ter cuidados especiais na hora da lavagem. Tanto no método, quanto na escolha do produto de limpeza. A remoção da etiqueta dificulta o trabalho das lavanderias, que muitas vezes ficam em dúvida sobre qual o procedimento mais adequado.
Nosso apelo é para que os fabricantes de roupas não incentivem este tipo de prática e sigam atentamente às instruções da cartilha do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) para saber quais informações são essenciais e obrigatórias nas etiquetas de suas roupas. Dessa forma, com as normas sendo respeitadas, o produto é valorizado pela durabilidade e o trabalho das lavanderias reconhecido por proporcionar serviços de qualidade.
A cartilha com as normas do Ipem pode ser baixada no site do Sindilav através deste link: http://goo.gl/Mbrw2