Sindilav

Jan/Fev - 2013 - nº 172

Desoneração da folha para lavanderias

O Plano Brasil Maior, lançado pelo Governo Federal em 2012, visa fortalecer a economia nacional a partir de medidas como a redução dos custos do trabalho e capital, estímulos à cadeia produtiva e estímulos às exportações e defesa comercial. A desoneração da folha de pagamento para 40 setores intensivos de trabalho já é realidade e foi um dos destaques no primeiro bloco de ações desde a implementação do plano.

Essa desoneração inclui a redução dos custos com a folha de pagamento dos funcionários com a substituição do recolhimento de 20% para contribuição patronal à Previdência Social por uma alíquota de 1% sobre a receita bruta da empresa. Benefício este que já é oferecido à indústrias têxteis, confecções, couro, calçados, TI e Call Center, ou seja, setores que utilizam mão de obra intensiva.

O Sindilav – em parceria com a Associação Nacional das Empresas de Lavanderias (Anel) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) – considerou que o segmento de lavanderias também se encaixa no perfil dos setores beneficiados e solicitou ao Ministro de Estado da Fazenda, Guido Mantega, a inclusão do seguimento de lavanderias nos setores beneficiados pela desoneração. Além de representar grande importância à economia do país o trabalho deste setor está diretamente ligado à indústria têxtil e de confecção e também ao setor de hotelaria.

A inclusão do segmento de lavanderias representa um avanço muito importante para o setor, tanto para o seu fortalecimento quanto para o seu desenvolvimento. O segmento trabalha incessantemente pela melhoria da competitividade, promovendo empregos fixos e eliminando contratos temporários. Tudo isso visando também a proximidade de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Portanto, nada mais justo que ser listado com os demais setores que já desfrutam da desoneração.

Vamos aguardar por novidades e torcer para quem sejam as melhores.

BRMAIOR