Uma nova forma de atuação nos negócios em relação ao meio ambiente recebeu o nome de sustentabilidade empresarial. Quando pensamos nesse comportamento, surge a idéia de que somente as grandes corporações têm capacidade para se tornar empresas sustentáveis. Entretanto, qualquer empresa, independente de seu tamanho, pode adotar essa prática.
Os recursos ambientais não são inesgotáveis, tornando-se inadmissível que as atividades econômicas se desenvolvam alheias a esse fato.
Com isso, busca-se a coexistência harmônica entre economia e meio ambiente. Para que uma empresa possa ser classificada como sustentável, basta manter sua lucratividade e sua saúde financeira atuando positivamente em prol da comunidade e preocupando-se em eliminar, reduzir ou minimizar os danos que possam degradar o meio ambiente. Uma empresa, para ser considerada sustentável, deve buscar um ponto de equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a proteção do meio ambiente. E isso é plenamente acessível a qualquer organização, por menor que seja o seu porte.
Você pode transformar sua microempresa em uma microempresa sustentável tomando algumas medidas simples que lhe proporcionarão uma excelente lucratividade e um diferencial de mercado muito positivo, como por exemplo reciclar o lixo; tratar todos os efluentes e resíduos; fomentar iniciativas de defesa do meio ambiente e de proteção aos recursos naturais e seu uso racional; conscientizar os colaboradores e as demais pessoas, que, de alguma forma, possam tomar contato com a filosofia abraçada pela empresa, de prevenir e preservar o meio ambiente por meio de uma consciência ecológica, a qual deve ser desenvolvida através de uma política de educação ambiental, além de promover ação conjunta, porquanto todos os direitos sociais são a estrutura essencial de uma saudável qualidade de vida; manter sempre seus supervisores atentos às condições da segurança no ambiente de trabalho e da importância do uso dos equipamentos de proteção em todas as ocasiões; dar apoio a movimentos sociais locais; agir sempre dentro da legalidade.
Permite-se o desenvolvimento, porém de forma planejada, para que os recursos hoje existentes não se esgotem ou se tornem inócuos.
Como podemos observar, ter uma empresa sustentável pode estar muito mais ao seu alcance do que você imaginava.