Sindilav

Jan/Fev - 2010 - nº 154

Compra de equipamento. Como decidir?

Decidir pela compra de equipamento para uso próprio da micro e pequena empresa não é fácil. Esta decisão normalmente implica em muitas variáveis, que normalmente passam despercebidas. Na maioria das vezes, os empresários estão preocupados com a forma como vão pagar este investimento, ao invés de encontrar um equipamento compatível com sua empresa. Qual equipamento eu devo comprar? O mais caro, novo, usado? Mas como avaliar o risco dessa aquisição?

Esta última é, sem dúvida, uma das questões que mais aborrecem os empresários, pois com certeza afetará diretamente seu bolso e o desempenho de sua empresa. Para ajudar a diminuir esta incerteza, aqui estão algumas considerações:

"¢ Tenha sempre em mente a sua real necessidade de uso, estabeleça detalhadamente as características deles e os benefícios que os equipamentos deverão lhe dar.

"¢ Procure no mínimo três fornecedores e faça comparações, levando em consideração o custo-benefício de cada um deles; compare o seu desempenho, confiabilidade, condições de operação, vida útil de peças e componentes, flexibilidade quanto à marca das peças. Vale lembrar que certos equipamentos facilitam e muito todos os serviços.

"¢ Não fique atento apenas à questão do preço. Compare também condições de pagamento, responsabilidade pelo transporte e instalação, capacidade, durabilidade.

"¢ Não esqueça da garantia: se é para todo o equipamento ou apenas para as peças críticas; pergunte qual o prazo máximo em que o fornecedor se compromete a trocar peças e componentes. Veja também o período total de garantia.

"¢ Nunca se esqueça de solicitar informações sobre os serviços de assistência técnica. Veja se há contrato de manutenções preventiva e corretiva, conheça seus custos e tempo de acesso.

"¢ Procure adquirir equipamentos fáceis de operar, que aceitem alterações ou recondicionamentos, que tenham manuais de operação e manutenção.

"¢ Preocupe-se com as peças sobressalentes, se serão fornecidas junto com o equipamento ou faturadas à parte. Se importadas, pergunte qual o tempo de reposição.

Outro tópico que o empresário, no momento da compra, deve levar em consideração é quanto ao treinamento do pessoal que deverá operar e/ou manter o novo equipamento: quem irá realizá-lo? Em quanto tempo? Qual o local do treinamento, se na empresa ou em outra que tenha a máquina já instalada?

Avalie também a compra de um equipamento usado, pois essa decisão pode ser encarada como um paliativo até que a situação financeira da empresa melhore e seja possível investir em um equipamento novo. Um equipamento usado, em boas condições, desempenha o mesmo papel de um novo. A diferença está na obsolescência, tecnologia e produtividade do velho/usado em relação ao novo, ou seja, em nossa necessidade de estarmos sempre atualizados e competitivos. Se decidir pelo usado, compare o tempo de vida útil com o que ainda lhe resta; lembre-se que a manutenção de um equipamento usado é muito maior do que a manutenção de um novo.

Toda compra de equipamento deve ser planejada e analisada de acordo com a necessidade de uso dentro da empresa. Tomar a decisão certa é imprescindível para o bom andamento de seus negócios, pena que não seja tão fácil como gostaríamos.

(Fonte: Julio Alencar, Consultor do Sebrae-SP)