Sindilav

Jan/Fev - 2009 - nº 148

Agenda de cursos gratuitos para 2009


O Sindicato de Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e Região – SINDILAV, oferece gratuitamente para as lavanderias instaladas em sua base territorial (são 377 municípios paulistas), cursos de atualização e que atendem às exigências legais. Podem participar dos cursos empresas que se cadastrarem antecipadamente (cerca de 30 ou 20 dias antes) por telefone (11) 3078-8466 ou e-mail sindilav@localhost.


07 maio
Saúde e Segurança no Trabalho para Lavanderias

O intuito do curso é atualizar as lavanderias e mostrar aos seus profissionais a importância de se manter uma política adequada de saúde e segurança. É importante que as lavanderias se conscientizem quanto à importância do conhecimento das Normas Regulamentadoras (NRs) e das providências na área de saúde e segurança do trabalho, de maneira a atender, com informações objetivas, às necessidades das lavanderias em prevenção e proteção, além de fiscalizações e ações trabalhistas.

Programa:

Histórico da relação empregado x empregador; obrigações da empresa; obrigações do empregado; prevenindo multas e ações trabalhistas; programas de saúde e segurança; a insalubridade e a periculosidade; o uso de Equipamentos de Proteção Individual "“ EPIs; a relação das Normas Regulamentadoras (NRs); Perfil Profissiográfico.

18 junho
Treinamento para os riscos
do percloroetileno

A Resolução Anvisa RDC nº 161, de 23 de junho de 2004, determina que todas as lavanderias que utilizam o percloroetileno em seu processo de lavagem devem proporcionar treinamento a seus funcionários sobre os riscos ambientais e ocupacionais do produto. A intenção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária é proporcionar a segurança, a saúde laboral e a preservação do meio ambiente. "A falta de preparo adequado do trabalhador coloca a empresa em situação de omissão quanto à saúde da população, de seus funcionários e a proteção do meio ambiente", alerta Larocca.

Os tópicos abordados:
a)Responsabilidades no controle da saúde laboral do trabalhador;
b) Apresentação da Resolução ANVISA RDC nº 161, de 23.06.2004;
c) Estudo da Ficha de Informação de Segurança do Percloroetileno
(FISPQ);
d) Adequação do sistema operacional das máquinas;
e) O armazenamento, a destinação dos resíduos e o meio ambiente;
f) O uso da máquina de lavar em ambientes fechados;
g) A ação do percloroetileno no organismo, cuidados e controles;
h) As medições, os controles e os registros exigidos.

06 agosto
Primeiros Socorros

Conforme explica José Carlos Larocca, presidente do SINDILAV, existem leis, portarias e Normas Regulamentadoras que determinam as operações nas lavanderias: tratam da Lei nº 6514, de 1977 e da Portaria nº 3214, de 1978. "A Norma Regulamentadora nº 7 determina que "˜Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação de primeiros socorros, aos cuidados de pessoa treinada para esse fim"™. Porém, nem todos os profissionais do setor conseguem se atualizar, daí a importância do curso", destaca.

No curso, o participante aprenderá a oferecer o atendimento inicial a uma vítima, de maneira a ajudar a preservar sua vida e impedir o agravamento de lesões, visando à recuperação do acidentado antes da chegada do socorro. Além de abordar problemas que podem ocorrer com qualquer pessoa "“ como uma crise epilética, hemorragia ou fraturas "“ também serão tópicos do curso o socorro de quem passa por queimaduras e envenenamentos, casos que podem acontecer devido ao uso de equipamentos e produtos químicos presentes no cotidiano das lavanderias. "A maneira de agir no momento do acidente também é um item importante para que o quadro do acidentado não se complique, portanto os participantes aprenderão o que fazer até que chegue o socorro médico adequado", pontua L.