Sindilav

Jan/Fev - 2007 - nº 136

Fale com a Diretoria

Parabéns ao SINDILAV pela pronta ação contra a obrigatoriedade de químico em lavanderia. Seria o caso de pensarmos por que não um químico na padaria, no restaurante, no lava-carros, e também porque não em nossas próprias casas, já que utilizamos produtos químicos na limpeza e higiene de nossas residências, muitos dos quais muitíssimo mais fortes do que os utilizados nas lavanderias.

Podemos também imaginar, seguindo essa mesma linha de raciocínio que, ao comprarmos nossos carros, já viríamos com um químico no banco de trás, para garantir que haveria a perfeita queima do combustível, e que estaríamos comprando somente em postos com gasolina não adulterada, de modo a preservarmos o meio ambiente. Claro, o tempo de nossas jornadas seria aumentado em vista da necessidade de realização de testes, feitos pelo técnico químico, antes de enchermos o tanque.

Aposto que os países desenvolvidos, como a Suíca, França ou EUA, todos têm o seu químico de plantão nas lavanderias, com isso aumentando ainda mais os custos, o número de falências e tornando a competitividade da categoria um conto de fadas.
Será que já não temos o suficiente em termos de carga tributária, obrigações trabalhistas, obrigações sanitárias, obrigações de código do consumidor?

Vamos colocar os pés no chão e gastarmos nosso tempo e o dos químicos com legislação que realmente adicione valor à profissão de químico e ao publico consumidor.

Claudio Scaglione,
5 à Sec, Sorocaba

 

Parabéns pela iniciativa e pelo sucesso, ainda que parcial, da liminar sobre os químicos.Tenho certeza de que, no final, o bom senso prevalecerá, com o vigilante acompanhamento do Sindilav.

Maria Alzira Lemos Linares
Mont Blanc Serviços de Lavanderia
Lavasecco