O Sindilav, através de seu vice-presidente financeiro Alaor Chiodin, está participando da elaboração das primeiras normas brasileiras (NBR"™s) para montagem de etiquetas específicas com simbologia de limpeza e conservação para o vestuário em couro.
Sob a coordenação de Baltazar Guedes, da empresa CRC Couro e diretor do Grupo Setorial Couro da Abravest, a Comissão elaborou a norma NBR 15105, que trata da identificação do couro quanto à origem e aos processos de curtimento, tingimento, engraxe e acabamento, e a NBR 15106, referente a símbolos de cuidado para limpeza e conservação do vestuário em couro, a ser cumprida pelas confecções.
O cumprimento das NBR"™s vai permitir a identificação e rastreabilidade do couro-vestuário em todas as etapas de produção até o fornecedor do produto final e todos vão ter que garantir a transformação das informações em símbolos adequados ao produto ofertado.
Com isso as lavanderias terão como decidir o que fazer nas operações de limpeza em consonância com todos os elos da cadeia produtiva.