Ao invés de recorrer a programas piratas para suprir sua empresa de programas de computador, uma alternativa é alugar programas ou baixar uma versão gratuita de sites especializados.
Os softwares piratas podem conter vírus que travam as máquinas e ocasionam o desaparecimento de dados importantes do computador. Além disso, há as implicações judiciais que vão de multas à prisão.
O aluguel de softwares funciona da seguinte forma: você aluga os softwares que interessam para o seu empreendimento e paga apenas uma mensalidade. Grandes empresas, como Oracle, Datasul, Salesforce.com, Totvs e Microsoft já oferecem soluções cujos valores são acessíveis para pequenos negócios, variando de 100 reais a 300 reais por usuário/mês. O sistema de aluguel permite uma redução de cerca de 40% no custo operacional de tecnologia, elimina a demorada tarefa de instalar programas e a dor de cabeça de gerenciar a infra-estrutura tecnológica necessária para rodá-los. E também não é preciso se preocupar em corrigir falhas e fazer atualizações do sistema.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios