Sindilav

Jan/Fev - 2005 - nº 124

Como se forma uma marca

Não basta elaborar um bonito logotipo e deixar que a marca da empresa se forme sozinha, mesmo porque o logotipo não é a marca em si, mas sua representação gráfica. Todo um planejamento anterior é necessário para que a marca de uma empresa, de um produto ou serviço se fixe no mercado.

Esse planejamento envolve um estudo minucioso da proposta da empresa para o seu público, da filosofia que quer transmitir e da missão a que se propõe. Só a partir daí é que se passa a planejar cada uma das peças de contato com o público (logotipo, impressos, cartazes, loja), de forma a garantir uma identificação positiva da empresa e sua atividade. Assim, serão transmitidos ao público os conceitos necessários através de um conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de uma empresa.

Mas a identidade visual também não é suficiente para garantir que a marca se forme positivamente no mercado. Todo um conjunto de procedimentos da empresa trabalhará a favor ou contra a imagem que ela terá.

Para isso um amplo trabalho de treinamento dos funcionários deverá ser feito, fazendo parte de uma estratégia de marketing. Quer entrem ou não em contato com os clientes, os empregados receberão orientação para que a empresa atinja a qualidade pretendida dos produtos ou serviços prestados.

Pequenas empresas

As grandes empresas não têm problemas de capital para investimentos na fixação de sua marca. Porém, uma empresa pequena, como costuma ser uma lavanderia, terá que contar com o esforço de seu proprietário e gerente, com a ajuda de uma agência de publicidade acessível.

Como prestadora de serviços, uma lavanderia depende muito de sua mão-de-obra e por isso o seu treinamento é primordial. A começar pela balconista, que tem contato direto com os clientes, ela deve ter conhecimentos básicos de todas as operações de lavagem, tira-manchas e passadoria, orientação de como se vestir e se comportar e de como atender a reclamações. Já a telefonista deve receber um treinamento que lhe informe corretamente a estrutura da empresa para que possa direcionar os telefonemas às pessoas certas e com a maior rapidez. Quanto ao motorista, é necessário que receba aulas de direção preventiva. Afinal, ele está com o carro portando o logotipo da empresa e qualquer atitude sua – boa ou má – será atribuída a ele e também à empresa que representa.

Uma característica essencial dos funcionários que tenham contato direto com o público é gostar de gente. Nunca é demais salientar que a qualidade da lavagem, passadoria, tira-manchas e outros procedimentos precisa estar em conformidade com a qualidade que a empresa quer passar para o seu público alvo, o que também se estende ao cumprimento dos contratos e dos prazos de entrega.

Estratégia

A política de preços também faz parte da estratégia de marketing. Você quer ter a imagem de “bom e caro”, de “popular e barato”, de “bom com preço justo” ou ”de bom e barato”?

E ssa política vai depender muito do público ou classe social que você quer atingir, da margem de lucro que pretende ter e do cálculo dos riscos a que estará exposto ao adotar uma ou outra estratégia.

Cuide bem da aparência da sua empresa, de suas lojas e de seus funcionários, que devem estar uniformizados. Procure preservar o meio ambiente seguindo as leis e normas de seu segmento. Mantenha um bom relacionamento com a vizinhança.

Não deixe que os carros da companhia estacionem na guia rebaixada do vizinho, por exemplo. Colabore com associações de bairro ou igrejas da comunidade onde sua empresa está instalada e divulgue tudo isso aos seus clientes sempre que possível.

Uma boa imagem se forma ao longo do tempo. É preciso ter persistência e determinação para preservá-la. Qualquer deslize pode pôr fim a um intenso trabalho realizado durante anos.

Publicidade

A publicidade em veículos de comunicação (revista, jornal, rádio, TV) é importante para a fixação da marca. Mas, no setor de lavanderias, sua eficácia é questionável.

Isso porque o alcance espacial da maioria das lavanderias domésticas é restrito. Muitas vezes ela possui apenas uma loja em um determinado bairro de uma cidade. Mesmo se possuir serviço de coleta e entrega, seu raio de atuação é limitado. Por isso, se tiver que fazer publicidade, que seja em mídias locais, como jornais de bairro e cartazes afixados em locais permitidos. Já uma rede de lavanderias domésticas e uma lavanderia industrial dispõem de maiores alternativas de divulgação de seus serviços, o que pode incluir revistas dirigidas a determinados setores, como hospitalar, hoteleiro e industrial. O importante é que em seus anúncios estejam embutidas as características de sua marca, quer em relação ao visual ou à mensagem.

A campanha publicitária realizada recentemente pelo Sindilav procurou divulgar a lavanderia como instituição. A cada lavanderia cabe fazer a publicidade de sua marca específica para atingir seu público alvo. Para isso, antes de tudo, é necessário cuidar da imagem da empresa, fazendo com que o empreendimento tenha o melhor resultado possível.