O número de pessoas que trabalham em casa está aumentando. Para as empresas representa economia de espaço físico e encargos sociais, já que esse tipo de trabalhador costuma ser autônomo ou possuir uma pequena empresa, cujo endereço é seu próprio lar.
Para o trabalhador é uma comodidade não ter que enfrentar trânsito, poder fazer seus próprios horários e dispor de mais tempo com a família. Talvez, a única desvantagem seja a falta de contato com os colegas. Um certo perigo é a falta de disciplina no cumprimento de prazos. Mas, no geral, ele se adapta, se organiza, passa a agendar horários para outras atividades, como a prática de exercícios. Economiza em combustível, em alimentação e até em roupas.
Nesse aspecto as lavanderias perdem, porque o trabalhador ou a trabalhadora "virtual" já não veste "“ e não manda lavar "“ seus ternos, camisas sociais, vestidos, casacos e outros itens apropriados para o serviço fora de casa. Para compensar essa perda, há que se fazer promoções de lavagem de jeans, camisetas, moletons, shorts e pijamas para proporcionar comodidade a quem instalou seu "home offfice" e não quer perder tempo com limpeza e passadoria de roupas.