Sindilav

Jan/Fev - 2004 - nº 118

SESC, um mundo à parte

Mantido por empresários do comércio e serviços, o SESC (Serviço Social do Comércio) possui uma estrutura de dar inveja ao Primeiro Mundo. A começar pela parte física. Muitas de suas sedes espalhadas pelo Brasil possuem arquitetura arrojada, abrigando equipamentos de última geração para dar suporte à democratização do conhecimento e ao desenvolvimento do homem em diversas áreas de atividade.

Não é a toa que sua programação mensal esteja sempre com o número máximo de participantes, quer em seus centros de treinamento, academias, piscinas, teatros, colônias de férias, áreas de exposições artísticas e de alimentação.

Os usuários do SESC só têm elogios a fazer. O custo-benefício é bastante vantajoso, tanto que a quantidade de sócios não pára de se ampliar. Para que um funcionário do setor de comércio ou serviços possa se filiar ao Sesc é necessário pagar uma taxa mínima, que varia de acordo com o seu salário. O Sindilav está credenciado para intermediar a filiação, de uma forma descomplicada e ágil. Basta que o funcionário trabalhe em uma lavanderia filiada ao sindicato e envie para ele a documentação necessária.

Depois de alguns dias, ao receber a carteirinha de sócio, o trabalhador já pode desfrutar de todos os benefícios que a organização oferece, muitos deles gratuitamente.

O Sesc-São Paulo, através de suas unidades em diversos bairros da Capital e também no interior, disponibiliza aos empregados de serviços e seus familiares atividades agrupadas nas seguintes áreas:

Cultura
A meta é colocar a criação cultural ao alcance dos trabalhadores e seus familiares, dos adolescentes, dos jovens, dos adultos e dos idosos, através de espetáculos, shows, exposições, festivais, concursos, cursos, seminários, debates, aulas abertas, cinema, vídeo, teatro, dança, música, artes plásticas e literatura.

Esportes
Em cidades como São Paulo, marcadas pela escassez de espaços livres e pelo sedentarismo, mais e mais pessoas anseiam pela possibilidade de praticar atividades, orientadas por gente que entende do assunto, em ambientes adequados e protegidos. Academia, piscina, quadras de vôlei e basquete e muitas outras modalidades estão à disposição dos usuários.

Saúde
Na área da saúde o Sesc desenvolve programas preventivos, através de palestras e do estímulo a atividades saudáveis. Na parte corretiva, dispõe de atendimento Odontológico, a preços compatíveis com o público atendido.

Trabalho social com a terceira idade
O Sesc propicia ao idoso a possibilidade de preencher seu tempo livre com ocupações que enriqueçam sua vida, descobrindo novos interesses e novas amizades. Nesse campo, dois projetos são desenvolvidos: Centros de Convivência, constituídos de espaços de recreação, cultura e vida social, e Programa de Preparação para a Aposentadoria, cuja finalidade é fornecer informações sobre o envelhecimento e o aproveitamento do tempo livre.

Atendimento à Infância
Tem como público alvo crianças de 7 a 12 anos. Seu objetivo é o desenvolvimento integral da criança, conciliando desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Desenvolve-se paralelamente à vida escolar da criança em espaço informal, através de relações espontâneas.

Estímulo
Dentro das diversas áreas de atendimento é impossível que uma pessoa não se encaixe em nenhuma delas. O empresário deve estimular a filiação de seus empregados ao Sesc pelas inúmeras vantagens que terão. A prática de exercícios físicos torna a pessoa mais saudável, evitando doenças típicas do sedentarismo. Participar de programas edu