Sindilav

Nov/Dez - 2021 - nº 225

Micros e pequenos empresários estão mais otimistas com seus negócios

Pesquisa indica expectativa positiva crescente entre os empreendedores do país.

A grande melhora dos números da pandemia de Covid-19 vem refletindo positivamente nas expectativas de micros e pequenos empresários. É o que indica uma recente pesquisa, realizada pela Boa Vista, com 500 empreendedores representantes dos setores de comércio e serviços.

De acordo com o estudo, ao final do 3º trimestre deste ano, 63% dos micros e pequenos empresários disseram estar otimistas com relação ao desempenho dos seus negócios.

Esse número é maior do que o registrado no primeiro trimestre de 2021, quando o otimismo era de 59%. Além disso, outros importantes dados obtidos com essa pesquisa mostraram, de fato, que os empreendedores estão acreditando na evolução de seus negócios.

E isso, evidentemente, passa pela necessidade de investimentos na empresa. Para 56% dos entrevistados, há uma clara intenção de investir no negócio até o final deste ano, sendo que, desse total, 60% pretendem apostar em novos produtos e tecnologia da informação. Já para outros 51%, o objetivo é aplicar investimentos em mão de obra qualificada.

Outra informação importante, extraída dessa pesquisa, diz respeito à expectativa sobre o endividamento das empresas. Isso porque 49% dos micros e pequenos empreendedores esperam por uma diminuição relevante desses débitos: 38% acreditam que os índices devem cair; 30% tem algum receio de que haja crescimento; e 32% acham que haverá estabilidade.

AUMENTO DE FATURAMENTO E ESTABILIDADE NA DEMANDA POR CRÉDITO

As boas notícias referentes às expectativas dos empresários também passam pelo faturamento de seus negócios. Durante a pesquisa, foi registrado um aumento bastante significativo na expectativa de elevação do faturamento, com 60% dos entrevistados afirmando que esperam conseguir alavancar os lucros. Em 2020, no mesmo período, o número de empreendedores que apostaram nisso foi de 42%.

Com relação à demanda por crédito, o estudo mostrou que há uma estabilidade na intenção dos empresários. Tanto ao final do 3º trimestre de 2020 quanto no mesmo período de 2021, 46% dos empreendedores indicaram que pretendiam tomar crédito. Desse total, em 2021, 41% das contratações seriam para garantir o capital de giro, com outros 16% pegando empréstimos para priorizar o pagamento de dívidas.

A pesquisa da Boa Vista mostrou que o país parece estar entrando nos trilhos novamente, gerando expectativas positivas de nossos micros e pequenos empreendedores. Cabe aos empresários de lavanderias continuarem o trabalho sério, acreditando que, no próximo ano, retomaremos o fôlego e caminharemos para melhores resultados nos negócios.

Fonte: https://glo.bo/33t4eKS