Requerimento foi enviado em caráter de urgência à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
O presidente do Sindilav, José Carlos Larocca, enviou em caráter de urgência uma solicitação ao secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn. No requerimento, Larocca pediu a inclusão dos colaboradores de lavanderias na etapa de vacinação de profissionais da saúde, integrando, portanto, o grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.
A solicitação se justifica uma vez que a atividade de lavanderias é classificada como essencial, tendo em vista que os colaboradores das lavanderias exercem atividade notadamente de higienização, em contato direto com objetos contaminados.
Dessa forma, esses profissionais convivem diariamente com o risco biológico e proliferação de bactérias, já que trabalham em ambiente úmido, quente e abafado.
Portanto, o Sindilav entende que os colaboradores de lavanderias hospitalares estão em condições de igualdade com os profissionais que atuam nos hospitais, justificando, assim, o pedido de inclusão desses trabalhadores no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.