Sindilav

Mar/Abr - 2010 - nº 155

Linha de crédito para projetos sustentáveis

Com taxa de juros de 6% ao ano, corrigida pelo IPC-FIPE, prazo de até 5 anos para pagamento, com até 1 ano de carência e financiamento de 100% do projeto, foi lançada pelo governador José Serra, em março, a Linha Economia Verde, voltada a empresas que desenvolvam projetos de redução da emissão de gases de efeito estufa.

A linha, que pertence à Agência de Fomento Paulista "“ Nossa Caixa Desenvolvimento, é dirigida para as pequenas e médias empresas paulistas para projetos da agroindústria, mudança de combustíveis, saneamento, tratamento e aproveitamento de resíduos, energias renováveis, eficiência energética, transporte, processos industriais, recuperação florestal em áreas urbanas e rurais e manejo de resíduos.

Para ter acesso a Linha Economia Verde, os interessados podem acessar o site da
Nossa Caixa Desenvolvimento.

Com apenas 12 meses de existência, a Agência de Fomento Paulista já desponta como uma das mais fortes ferramentas do Governo do Estado para o incentivo à expansão de investimentos. Mais de 155 empresas já contrataram as linhas de financiamento da Agência, que tem o valor de mais de R$ 170 milhões em créditos aprovados. Já foram desembolsados R$ 47 milhões, em recursos próprios, para pequenas e médias empresas paulistas de diversos setores.

A Agência de Fomento Paulista atua de maneira diferente de um banco comercial. Uma das vantagens para o empresário é que não há exigências de abertura de conta, nem há obrigatoriedade de contrapartidas. O empresário também não precisa se dirigir a um banco, e sim encaminhar a sua documentação via entidade de classe, para obter o limite de crédito. O modelo de negócio é mais rápido e focado na necessidade do cliente.