Sindilav

Mar/Abr - 2010 - nº 155

Lavanderias e pesquisa do setor

Conforme divulgado na última edição do Sindilav Notícias, realizamos uma pesquisa inédita no setor, sobre o perfil do consumidor de lavanderia.

A pesquisa era extremamente necessária, tendo em vista que até então não tínhamos uma radiografia de nossos clientes, como, por exemplo, nível de escolaridade, estado civil e, o mais importante, o que eles achavam dos nossos serviços.

A amostra demonstrou pessoas com o perfil predominantemente do sexo feminino, com idade média de 43 anos, curso superior completo, a maioria casada e com filhos.

Em que pese 85% dos entrevistados se manifestarem satisfeitos com os preços praticados, chama a atenção, especialmente, a elasticidade com que os preços se apresentam.

A diferença entre preços praticados chega a 135% para a lavagem de camisas, 88% para paletós e 79% para calças, o que é, no mínimo, bastante preocupante.

Ficou patente que o setor tem ainda muito para crescer, pois apenas 2,8% utilizam serviços de lavanderia, considerando-se que mais de 20% da população economicamente ativa é considerada cliente em potencial.

Como o setor vem mostrando, nos últimos 10 anos, um nível empresarial de excelência, com instalações modernas e equipamentos de última geração, temos certeza de que, nos próximos 5 anos, o setor deverá crescer em torno de 25%.

O SINDILAV continua promovendo a divulgação do setor, e já está preparando, para 2011, uma ampla campanha publicitária para incrementar, estimular e valorizar o uso de lavanderia.

José Carlos Larocca
Presidente do SINDILAV