Dra. Bruna Helena Walasinski Di Nardi é advogada especialista em Direito Ambiental e Urbanístico e presta assessoria aos associados e contribuintes do SINDILAV.
Ecoeficiência significa gerar mais produtos e serviços com menor uso dos recursos e diminuição da geração de resíduos e poluentes.
A ecoeficiência tem assumido um papel cada vez mais importante nas estratégias de gestão ambiental do setor empresarial, pois não impõe limites ao crescimento e não envolve restrições a qualquer tipo de atividade industrial.
Seu objetivo é o crescimento mais eficiente a partir de uma abordagem de negócios que minimizem os impactos ambientais.
A tendência, por parte das empresas, em investir na preservação ambiental e ecológica parece ser permanente e definitiva, uma vez que os resultados econômicos vêm demonstrando que não há, necessariamente, conflito entre lucratividade e questão ambiental.
Na busca por sustentabilidade, as empresas passaram a observar quais ações são capazes de tornar seus negócios ecologicamente mais eficientes.
O desenvolvimento, para ser sustentável, deve ser não apenas economicamente eficiente, mas também ecologicamente prudente e socialmente desejável.
Para as empresas, o primeiro desafio é identificar as ações que podem contribuir para a proteção do meio ambiente sem reduzir o impacto negativo do próprio negócio.
A sustentabilidade empresarial só pode ser alcançada por meio da manutenção de ações que convergem para a ecoeficiência.
Um instrumento eficaz para a empresa ser ecoeficiente é a gestão ambiental, que pode classificar as ações ecológicas empresariais e fornecer informações sobre eventos relacionados à ecoeficiência do negócio.
Em meio à necessidade de apresentar um novo modelo de gestão, buscando a integração entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente, a contabilidade configura-se como elemento de comunicação e evidenciação de dados (qualitativos e quantitativos) para a sociedade.
Implantar um sistema de gestão ambiental em uma empresa diminui custos, evita riscos ambientais, acaba com o diferencial competitivo, evita riscos à saúde dos funcionários e clientes, alcança a conformidade legal, reduz a poluição, garante a manutenção de recursos naturais e motiva as pessoas envolvidas a se engajarem nas questões ambientais.