Sindilav

Jan/Fev - 2010 - nº 154

Pesquisa inédita revela perfil do consumidor de lavanderia

Uma pesquisa inédita, há muito desejada pelos empresários de lavanderia, foi concluída em novembro de 2009 pelo SINDILAV, traçando o perfil do consumidor dos serviços prestados pelas empresas do ramo, tanto do segmento doméstico como industrial.

GS&MD Gouvêa de Souza, empresa especializada, entrevistou 806 indivíduos para a pesquisa relativa a lavanderias domésticas e 200 indivíduos para a pesquisa referente a lavanderias industriais (hotelaria, hospital e EPI).

SEGMENTO DOMÉSTICO

A amostra de 806 indivíduos foi constituída de pessoas com o seguinte perfil: predominantemente do sexo feminino, com idade média de 43 anos, curso médio ou superior completo, a maioria casada, com filhos.

Do total da amostra, 705 utilizam lavanderia, sendo que 69% destes últimos mandam a roupa para lavar fora em média uma vez por mês.

Entrevistados que utilizam lavanderia

Os resultados revelaram que o principal motivo que leva os consumidores a escolher determinada lavanderia é a proximidade de sua casa, ficando em segundo e terceiro lugares o atendimento e a qualidade e, em quarto lugar, o preço e o prazo de entrega. A pesquisa mostrou também que 94% dos entrevistados estão satisfeitos com a qualidade do serviço, avaliando-o como ótimo e bom, e 85% estão satisfeitos com os preços praticados.

Quanto à maneira de se informar sobre lavanderias, grande parte respondeu que isso aconteceu casualmente, “passando em frente da loja”. Uma boa parcela (73%) gosta da ideia de a lavanderia estar situada dentro de supermercados e shopping centers.

Noventa por cento das pessoas afirmaram que ninguém influenciou em sua decisão de escolha da empresa. Indagados se a certificação da lavanderia influenciaria em sua preferência, a resposta foi afirmativa em 68%.

O próprio consumidor é quem costuma levar a roupa ao estabelecimento, a pé ou de carro, e pouco utiliza o telefone ou internet para solicitar os serviços. As lavagens mais requisitadas são as de terno, paletó, edredom e cobertor, vindo em seguida calça, vestido e camisa. O prazo de entrega foi avaliado como ótimo e bom, sendo que o ideal é de um dia.

Interessante observar que 73% dos entrevistados afirmaram que “sua” lavanderia não disponibiliza outros serviços, como consertos de roupas, tingimento e delivery, por exemplo, e que seria desejável que oferecesse, principalmente costura, reparos e remendos.

Dinheiro é a forma mais utilizada para pagamento (70%).

Entrevistados que não utilizam lavanderia

Dos 101 entrevistados, 39 já utilizaram serviços de lavanderia anteriormente e 62 nunca utilizaram. Entre os motivos alegados pelas 39 pessoas para não utilizar mais vezes os serviços de lavagem de roupas estão os preços altos e a facilidade de lavar em casa as roupas do dia a dia. Os fatores que os fariam enviar suas roupas para cuidados profissionais são: necessidade de lavar roupas mais finas, itens pesados e difíceis de processar em casa e preços mais baixos.

Os 62 entrevistados que nunca usaram lavanderia citaram como causas principais a falta de hábito (53%) e o preço (21%). O que os faria utilizar pela primeira vez a prestação desse serviço seria um preço mais acessível.

SEGMENTO INDUSTRIAL

Das 200 empresas pesquisadas (hotéis, hospitais e EPI), 88% utilizam os serviços de alguma lavanderia, sendo que 80% não possuem lavanderia própria. Cinquenta e dois por cento utilizam todos os dias. A principal maneira de conhecimento da lavanderia é por intermédio da indicação de outra empresa. Em 27% dos casos foi a própria lavanderia que se apresentou.

Entre os principais atributos para a contratação dos serviços de lavagem de roupas estão: qualidade, preço e pontualidade. A ISO 14000 é o certificado mais exigido pelos clientes, no caso de EPI. A ISO 9001 é bem valorizada nos hospitais.

Os itens mais lavados