Alaor Chiodin – Lavanderia Wash
Enquanto as lavanderias industriais costumam ter a preocupação de se credenciar na norma ISO 9001, que trata da Gestão da Qualidade, até em razão de ser este certificado um pré-requisito para que o cliente contrate seus serviços, é incomum que uma lavanderia do segmento doméstico tenha essa mesma atitude.
Uma das exceções é a Lavanderia Wash Ltda, de São Paulo, há 34 anos no mercado, com quatro lojas na capital e uma unidade central de processamento, cuja prestação de serviços é dirigida exclusivamente para o consumidor final, que pouco sabe da existência de tais normas.
Entretanto, o consumidor sabe muito bem avaliar se um produto ou serviço tem ou não qualidade e dá preferência aos que a tem. Por esse motivo, Alaor Chiodin, proprietário da empresa, iniciou há 10 meses o processo de certificação da ISO 9001:2008, tendo obtido, em agosto, o certificado através da organização italiana RINA, credenciada pelo INMETRO, com um investimento de R$ 50 mil.
O processo envolveu uma empresa de consultoria, a totalidade dos funcionários e a direção da empresa. Importante foi o trabalho de conscientização da equipe sobre a necessidade de melhoria da qualidade, com participação efetiva e envolvimento das pessoas.
Inicialmente, foram detalhadas cada uma das funções e cada um dos processos existentes na lavanderia, que posteriormente foram escritos em conjunto com os funcionários. A fase seguinte envolveu treinamento do funcionário em sua função e por último a auditoria da credenciadora.
"A ISO é um sonho que acalentei durante os últimos dez anos, porque a certificação obriga a empresa a ter um gerenciamento de um programa de qualidade, que fará toda a diferença no mercado", diz Alaor. O empresário recomenda que haja no setor mais investimento em qualidade e menos foco no preço da lavagem de roupas. "Deveríamos ficar mais atentos ao que o cliente deseja e valoriza, pois ele está disposto a pagar. Não podemos ficar eternamente atrelados a preço baixo e sim trabalhar com preços compatíveis com o lucro que se deseja atingir, abandonando desta forma, a postura de trabalhar apenas para sobreviver".