Sindilav

Mar/Abr - 2009 - nº 149

Expolav 2009

Solenidade de abertura com a presença de José Carlos Larocca, presidente do SINDILAV.

Solenidade de abertura com a presença de José Carlos Larocca, presidente do SINDILAV.

Única feira brasileira para o segmento de lavanderias cumpre seus objetivos

Este ano, a Expolav, feira bienal do setor patrocinada pelo SINDILAV e pela ANEL, mais uma vez cumpriu seus objetivos de exibir equipamentos, acessórios, produtos químicos e serviços destinados a lavanderias de todos os segmentos e ainda apresentar um ciclo de palestras com temas atuais e relevantes. Estiveram presentes à feira de exposição, entre 10 e 13 de março no Anhembi, os melhores fornecedores desse mercado, expondo suas novidades, lançamentos e também produtos já consagrados.

A Equipe Sistemas apresentou novas ferramentas em software. O Fácil e o MiniLav, por serem de fácil operação, diminuem o tempo de atendimento ao cliente, aumentam a precisão dos lançamentos e a produtividade, além de facilitarem o treinamento. Sem a necessidade do uso de teclado e de mouse, os comandos são diretos na tela. Para o segmento industrial, seu mais recente lançamento é um sistema destinado a controle de peças para lavanderias industriais de EPI.

Além disso, anunciou a nacionalização de uma etiqueta lavável composta de poliamida, com impressão mais resistente e muito usada pelas confecções para indicar a composição do tecido e simbologia de conservação.

Já a Paulimaq expôs sua linha completa de soluções para marcação, fixação e identificação, inclusive lançamentos como a etiqueta de composição Compo Tyvek A4 para ser impressa em impressoras de cera Sólida Phaser 8569 da Xerox. Quem visitou o stand da Paulimaq pode conferir o que há de mais inovador para esse segmento em termos de aplicadores e suprimentos.

A Cabilavi, entre diversos produtos, como os cabides de arames revestidos de plásticos e arames zincados, (com a licença da CETESB), desenvolveu um novo cabide, agora produzido com aço mais flexível, leve e econômico. Lançou também argolas plásticas para colocação no pescoço do cabide, facilitando a distinção das peças de acordo com o dia da semana. A empresa ainda apresentou um cabide reciclado, multifuncional que serve tanto para ternos, camisas, calças como roupas de alça. Por possuir um desenho diferenciado, que dispensa o barrete, não provoca vinco nas calças. A Art-Lav, empresa coligada, dispôs uma série de acessórios, entre eles as embalagens em TNT, inclusive para acondicionamento de edredons e de sapatos, sacos que permitem a "respiração" dos objetos.

A Innovation compareceu apresentando as marcas que comercializa, entre elas a Veit, equipamentos para o tratamento de manchas, prensas e manequins de alta produtividade. Outra representada, a Miele, é conhecida pela fabricação de lavadoras-extratoras de alta qualidade, com comandos computadorizados e capazes de completar um processo de lavagem com as roupas apresentando aproximadamente 45% de umidade. Seus cestos foram desenhados para que a roupa deslize delicadamente, com rápida penetração da água e tempos de lavagem reduzidos, aumentando significativamente a vida útil da roupa. A Hawo se destaca no mercado de equipamentos para embalagem em mais de cem países sendo referência de design e qualidade.

A Girbau destacou-se com sua série 6 HS, lavadoras-extratoras que não requerem nenhum tipo de fixação. Seu sistema MDS (Multi Directional Springs) permite velocidades de centrifugagem superiores a 350G de forma silenciosa e estável. Todas as partes metálicas em contato com a roupa são de aço inoxidável. O suporte do tambor e a caixa de rolamentos foram sobredimensionados e o sistema de impermeabilidade assegurado. É idêntico ao de todas as máquinas de lavar Girbau das séries HS e LS. A empresa apresentou também as secadoras Pro Serie II com máximo nível de eficiência.