O ano de 2008 está chegando ao fim. Vamos relembraras coisas boas que vivemos durante esse ano.Conseguimos recuperar um pouco do movimento perdidonos últimos anos, considerando que o crescimento darenda média da população favoreceu vários setores elavanderia foi um deles.
O nosso segmento ocupa hoje uma posição respeitávelno cenário empresarial, fruto do trabalho dedicadode cada dono de lavanderia. O SINDILAV fez a sua parte,seja no campo tributário, trabalhista, promoção de cursos,relações com o governo e entidades, dinamizando as relaçõese lutando para melhorar o segmento.
Muitos empresários perceberam que é inevitável investirem treinamento, lay out de loja, novos processos, iniciativasque serviram como alavanca para esse crescimento.
Hoje, o proprietário de lavanderia é visto como verdadeiroempresário e sua loja não é mais a “lavanderia da esquina”.
E isso tanto é verdade, que muitos conseguiram destaquenos meios empresariais. E a força da mulher nosegmento tem sido marcante, a exemplo de nossa colegaPaola Barcellos Tucunduva, da empresa Uniforme Lavanderiae Locação Ltda, que se tornou uma das dez empreendedorasmais importantes do mundo, segundo a Organizaçãodas Nações Unidas (ONU), indicada pelo SEBRAE ao PrêmioMulher de Negócios 2008 (Women in Business Award).Outro exemplo marcante é Maria Alzira Linares que, vindodo sistema bancário, transformou a Lavasecco em umarede de sucesso.
Portanto, para 2009, vamos esquecer Bolsa de Valores,juros, inflação, crise, inadimplência e “lavar bastante roupasuja”, pois roupa limpa com garantia só na lavanderia.
Felizes festas e um Ano Novo repleto de saúde e realizaçõespara todos.
José Carlos Larocca
Presidente do SINDILAV