No mês de outubro, mais de 73 mil postos de trabalho foram abertos.
Boa notícia para a economia do país. No mês de outubro, as micro e pequenas empresas atingiram seus melhores resultados nos últimos cinco anos, gerando mais de 73 mil empregos. O levantamento foi feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.
Os pequenos negócios, de acordo com o Sebrae, foram o único segmento a criar postos de trabalho com carteira assinada em outubro. Isso porque as médias e grandes empresas (MGE) tiveram saldo negativo de 2.119 empregos no mesmo período; já a administração pública, dispensou 427 trabalhadores.
Os números de criação de empregos nas micro e pequenas empresas são realmente animadores. Se considerarmos o período de janeiro a outubro deste ano, foram abertas 752,4 mil vagas em todo o país – dez vezes mais que o saldo de empregos gerados pelas médias e grandes empresas, e 10,5% superior ao saldo gerado por elas no mesmo período do ano passado.
E a expectativa é que neste ano sejam criadas mais vagas, nas micro e pequenas empresas, do que em 2018, ainda mais se levarmos em conta a proximidade com o período natalino. Todos esses fatores mostram que os pequenos empresários estão retomando a confiança e o otimismo com a nossa economia, o que acaba refletindo na contratação de mão de obra.
No mês de outubro, entre os setores que envolvem os pequenos negócios, os empresários do comércio foram os líderes na criação de empregos, gerando 32,5 mil vagas. Em seguida, destaque para os empreendedores do setor de serviços, que criaram 22,8 mil postos de trabalho.
Os segmentos da construção civil e da indústria de transformação geraram, respectivamente, 10,9 mil e 10,5 mil empregos. Se pegarmos o período de janeiro a outubro de 2019, o setor de serviços criou 408,8 mil vagas; seguido pelo segmento da construção, que responde pela abertura de 121,7 mil postos de trabalho.
Fonte: https://bit.ly/36l3Qu7