Sindilav

Nov/Dez - 2019 - nº 213

Você sabe usar (de forma adequada) suas redes sociais?

Utilizar estratégias e conhecer bem as ferramentas são requisitos fundamentais para o sucesso do negócio no ambiente digital.

 

As redes sociais ganham cada vez mais espaço na vida das pessoas, e isso não se resume apenas a entretenimento. É grande o número de consumidores que pesquisam e buscam, no ambiente digital, produtos e serviços. Exatamente por isso, empresas de todos os tamanhos e segmentos investem na divulgação de seus produtos também nas redes sociais. Mas não basta somente isso.

Para se ter uma ideia, mais de 80% da população está em uma rede social e gasta, diariamente, até três horas para ver conteúdos dos mais diversos tipos. Para conquistar esses consumidores, é preciso definir bem suas estratégias e conhecer as ferramentas disponibilizadas por cada rede.

Uma novidade que ganhou lugar de destaque no planejamento das empresas são os “stories”. Trata-se de vídeos ou fotos curtos, que são postados nas redes sociais em um local específico e têm duração de 24 horas. Após esse período, os conteúdos somem automaticamente, possibilitando novos posts e novas estratégias de divulgação.

No entanto, é preciso cuidado. Essas postagens têm de ser espontâneas, sem forçar muito a barra. Insistir em postar sempre fotos e vídeos de produtos e serviços, como que empurrando aquilo para o usuário, pode causar um efeito contrário, afastando o cliente. Por isso, é importante que as postagens contem alguma coisa, compartilhem algum acontecimento, entre outras estratégias, sem parecer de fato que está vendendo uma mercadoria.

Outro ponto fundamental das redes sociais é saber diferenciar quando uma publicação vai para o stories e quando vai para o feed. No stories, como destacamos anteriormente, é algo mais dinâmico, para contar histórias. Já no feed, na página ou perfil da empresa, a postagem é fixa e ficará por lá eternamente – a não ser que você mesmo a exclua. Por isso, aqui é válido um conteúdo mais sério, mais informativo, incluindo também fotos e vídeos.

O importante é sempre não exagerar. Lembre-se de utilizar estratégias bem alinhadas, produzir conteúdo interessante e útil, e recorrer a profissionais qualificados para a gestão das redes sociais de sua empresa. Respeitar a periodicidade dos posts, assim como não ficar muito tempo sem postar algo, também é crucial para o sucesso do negócio no ambiente digital.

Fonte: https://glo.bo/36rjVi7

4