Sindilav

Mai/Jun - 2008 - nº 144

O que você pode fazer pelo seu sindicato?

O SINDILAV, nos últimos dez anos, vem desenvolvendo um trabalho efetivo na defesa do setor de lavanderias, fazendo com que hoje esse setor seja reconhecido como uma atividade empresarial e de ponta, gerando milhares de empregos e contribuindo com considerável parcela de recolhimento de impostos para o país.

A Diretoria do sindicato tem sido incansável na busca do aperfeiçoamento e da ampliação do setor, dedicando o seu precioso tempo a favor do bem coletivo. Não cabe aqui listar o grande número de benefícios que o SINDILAV conquistou para as empresas e para os empresários de lavanderia, pois entendemos ser obrigação de quem dirige uma categoria econômica dedicar o melhor de seus esforços em benefício dessa categoria.

Porém, a pergunta que fazemos é:
"O que você pode fazer para o seu sindicato?"

Queremos que toda a base de associados e contribuintes tenha uma maior interação com o SINDILAV, seja através de sugestões ou, até mesmo, críticas construtivas. Toda e qualquer informação que chega ao sindicato é cuidadosamente estudada pela Diretoria, muitas vezes em caráter sigiloso, que determina a medida a ser adotada em cada caso, sempre visando seu aproveitamento pela categoria como um todo.

No entanto, temos notado um distanciamento dos associados e contribuintes às assembléias, às reuniões e até aos cursos oferecidos gratuitamente.

No caso de assembléia para a discussão da Convenção Coletiva de Trabalho anual, como o sindicato sempre tem feito um bom trabalho, muitas empresas a ela não comparecem, confiando no sindicato, porém essa atitude transfere para a Diretoria e para a Comissão de Negociação uma responsabilidade muito grande, tendo em vista que se vai decidir o destino da categoria durante todo o próximo ano.

Pagar as contribuições também é super importante, pois a recente medida do governo federal, destinando 10% das contribuições sindicais às centrais sindicais dos trabalhadores, fará com que os sindicatos a elas ligados tenham um forte poder financeiro, obrigando as entidades patronais a gerar suporte financeiro para ter condições de enfrentar esse poder.

Portanto, esperamos de todos uma maior interação empresa/sindicato, para continuar fazendo a categoria econômica de lavanderia cada vez mais importante.

José Carlos Larocca