O Sindilav Notícias entrevistou Paulo César Dantas Fernandes, reeleito presidente da ANEL "“ Associação Nacional das Lavanderias, em 27 de março, que tomará posse em 6 de maio de 2008.
Ele falou sobre seu próximo mandato e sobre o mercado de lavanderias.
Como o sr. recebeu o resultado da eleição ocorrida em março, quando foi reeleito para o cargo de presidente da ANEL?
Recebi o resultado da eleição como uma oportunidade para a continuidade dos projetos em andamento e a definição de novos rumos para a Associação.
Quais foram as melhores realizações da ANEL nestes últimos dois anos, em que o sr. esteve na presidência?
Implantamos alguns projetos vitoriosos, que permitiram a aproximação do associado com outros associados e fornecedores. Destacamos a continuidade do workshop mensal, com palestras sobre assuntos atuais; criamos o Clube de Parcerias, com o intuito de trazer vantagens para fornecedores e descontos para associados; demos maior incentivo à feira Expolav, que registrou crescimento de 100% na área comercializada e com excelentes resultados de vendas para os expositores e, finalmente, implementamos a melhoria da comunicação com os nossos parceiros e associados, através de novo site, do boletim semanal "Semana on Line" e do aumento de circulares e convites via web. Também tivemos um momento muito especial que foi a festa dos 30 anos da ANEL.
Quais são seus planos para o próximo mandato?
Pretendo continuar dando ênfase à comunicação. E quando falo em comunicação, quero dizer que teremos mais cursos e informações técnicas, uma revista fortalecida, assessoria de imprensa dinàmica e eficaz, maior participação no mercado e exposição da marca ANEL em todo o país. Quero também aumentar significativamente as receitas oriundas da comercialização da revista Lavanderia&Cia, do Lavíndice e de patrocínios em eventos.
O que o sr. prevê para o futuro próximo das lavanderias industriais e domésticas?
Entendo que o investimento, mais do que nunca, fará parte do cenário futuro. Quem não investir ficará fora do mercado. Investimentos em recursos humanos e tecnologias, envolvendo novos processos de produção. A competição será bastante acirrada e novas empresas estarão no mercado. Antes, alguns equipamentos eram caros e não existiam no mercado interno. Hoje, são acessíveis e relativamente mais baratos. As linhas de créditos estão à disposição dos empreendedores e se tornarão mais fáceis para as empresas organizadas e sem restrições de crédito.
Acredito que haverá aumento do mercado de lavanderia industrial com os novos projetos de lei já aprovados, como é o caso da Lei dos Uniformes, que permite um maior volume de serviços para o segmento. No mercado doméstico, com a elevação do nível de renda da população e a oferta de um maior mix de serviços pelas lavanderias, o futuro também será promissor.