Transmito meus parabéns ao presidente do SINDILAV por suas iniciativas.
Nosso país é enorme e as ações de marketing acabam sendo muito caras, se não forem divididas com um número grande de participantes. Creio que os srs. estão no caminho certo e coloco-me ao inteiro dispor no que puder colaborar com tão importante tema.
Há tempos imagino outdors nas mais importantes cidades relacionando a figura de nosso planeta com um bebezinho e uns dizeres parecidos com: “Faça sua parte, use mais lavanderias…”
Sabemos que o uso das lavanderias comerciais é algo cultural e que certamente aumentará gradativamente na medida em que nosso país melhorar os níveis culturais e, conseqüentemente, econômicos, fazendo com que as pessoas passem a valorizar o tempo cada vez mais escasso, vivendo mais, estudando mais, namorando mais, e deixando as máquinas trabalharem.
Adhaury Silva
Sulclean
Concordo com o que escreve o Sr. Adhaury e o Sr. José Carlos Larocca, do SINDILAV, no Grupo LUA, quanto à importância da lavanderia para o meio ambiente.
Acredito que estas ações de marketing que o Sindilav menciona estar fazendo é de grande importância, pois os estudos mostram que lavar as roupas em lavanderia só traz benefícios. Mas, ao mesmo tempo, ainda vemos muitos proprietários de lavanderias, que ao lhes ser sugerido tratamento de efluentes e reaproveitamento de água, dizem: “eu tenho posso artesiano, água não é problema”. Outros proprietários, quando menciono em minhas visitas que o operador está deixando o nível da água transbordar, eles muitas vezes respondem: “eu não tenho custo de água, tenho dois poços artesianos”. Também escuto falar: “vou mudar a lavanderia para tal local pois lá a água não tem custo”.
Precisamos melhorar muito nossa consciência ambiental enquanto ainda temos os lençóis para retirar esta água, mas não por quanto tempo. Em muitas lavanderias, a água não é tratada como deveria. Isto é cultural, pois no Brasil há água em abundância. Quando nos dermos conta do problema, talvez seja tarde e o custo, muito mais alto.
Cristiano Felipe Lamb
Maltec Ind. e Com. de Maquinas para Lavanderias.
Farroupilha RS
Desejo agradecer a presença em nossa reunião, em 10 de dezembro, do sr. José Carlos Larocca, membro do Conselho de Serviços da Fecomercio. Foi para nós uma honra estar ao lado de um profissional tão competente e dedicado, que, com seu trabalho, prova a cada dia o quanto vale lutar pelos ideais de uma categoria que necessita ter à sua frente valentes defensores.
Haroldo Silveira Piccina
Presidente do Sindicomis – Sindicato dos Comissários de Despachos, Agentes de Carga e Logística do Estado de São Paulo