Entidade segue com o desafio de profissionalizar as lavanderias do Estado de São Paulo e popularizar o uso dos serviços entre a população.
Fundado em 15 de maio de 1941, o Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo (Sindilav) está completando 76 anos. De sua criação para cá, muita coisa mudou no setor de lavanderias e, hoje, só em sua base territorial, que contempla 611 municípios de São Paulo, são 5 mil lavanderias atendidas por cursos, palestras, workshops e serviços jurídicos, nas áreas cível, trabalhista, ambiental e urbanística, tudo de maneira gratuita. “Nossos cursos são bastante procurados e, a cada ano, procuramos oferecer tanto aqueles obrigatórios, que envolvem as questões legais, quanto os que permitirão às lavanderias se atualizarem”, informa José Carlos Larocca, presidente do Sindilav.
Para se ter uma ideia do que o presidente citou, em 2017 foram ou serão realizados cursos e workshops com os seguintes temas:
• GESTãO EMPrEENDEDOrA
• PrEvENçãO E COMBATE A iNCêNDiO
• WOrkSHOP DE fiNANçAS
• SAÚDE E SEGurANçA NO TrABALHO
• WOrkSHOP DE MArkETiNG E rEDES SOCiAiS
• OriENTAçÕES TrABALHiSTAS
• TrEiNAMENTO PArA MANiPuLAçãO SEGurA DO PErCLOrOETiLENO
• PriMEirOS SOCOrrOS
• AS LAvANDEriAS EM fACE DO CÓDiGO DE DEfESA DO CONSuMiDOr
• DESiGNADO DA CiPA
Todos os cursos do Sindilav são apostilados e certificados, além de serem ministrados por profissionais altamente qualificados. “Temos o papel de contribuir para a constante modernização do setor, reduzindo os custos administrativos, colaborando para o aperfeiçoamento profissional dos funcionários e a atualização tecnológica da operação. Temos um sindicato forte e atuante, que sempre terá condições de conquistar melhorias para a categoria que representa”, conta o presidente.
Ainda segundo Larocca, dentre os ideais traçados pelo Sindilav, estão, prioritariamente, o incentivo à melhoria técnica e o fortalecimento econômico do setor, além da promoção ao aumento da utilização de serviços de lavanderia. “Queremos reforçar junto ao consumidor final a percepção de que as lavanderias podem ajudá-lo de maneira prática e econômica, tarefa não muito fácil, em um país onde apenas 4% da população economicamente ativa utiliza esse tipo de serviço”, analisa.
Essa valorização dos serviços de lavanderia se faz, pelo Sindilav, por meio de constantes campanhas publicitárias custeadas pelo próprio sindicato, que promovem o setor junto ao consumidor final. “Realizamos as campanhas para todos os setores de lavanderia: domésticas, decoração, hotéis e restaurantes, industriais/jeans, hospitalares e EPI´s. A ideia é que o consumidor entenda que os serviços de lavanderia, por sua alta qualidade e praticidade, são acessíveis e ecológicos. Mundialmente, as lavanderias exercem papel fundamental na vida cotidiana das pessoas e, no Brasil, o mercado ainda tem muito a crescer”, finaliza Larocca.