Sindilav

Mai/Jun - 2017 - nº 198

Sua lavanderia é inovadora?

Confira algumas dicas importantes para manter sua empresa sintonizada ao mercado e às tendências do setor.

Em um país com um cenário econômico conturbado e impreciso como o nosso, empreendedores precisam e devem recorrer a práticas diferenciadas não só para se destacar, mas para manter a saúde da empresa em dia, resistindo firmes e fortes às turbulências e crises.

Separamos algumas dicas para ajudar você, empresário de lavanderia, com alguns insights trazidos por empresários inovadores, que foram entrevistados pela Revista Inc., uma publicação dos Estados Unidos.

CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA

Por mais difícil que essa tarefa pareça, ela é fundamental para que os processos e a qualidade dos serviços da sua empresa tenham um alto padrão. Mais que contratar talentos, é preciso retê-los e, além disso, dar espaço para que eles ajudem seu empreendimento a crescer.

Ninguém sabe tudo sobre tudo. Aceitar contribuições de uma equipe talentosa faz bem para você e para o seu negócio e ajuda a empresa a se desenvolver. Pense nisso.

OUVIR, DE FATO, O QUE O CLIENTE TEM A DIZER

Mais que uma convenção, ouvir o cliente é importante para compreender os pontos de erros e acertos do negócio. É o consumidor que mantém sua empresa viva; é ele quem contrata seus serviços, portanto ninguém melhor que ele para opinar e dar ideias sobre os pontos que precisam de melhorias.

Uma rede de supermercados tinha como costume reunir “conselhos de clientes” de três em três meses, a fim de escutar o que eles tinham a dizer sobre o atendimento e os processos da rede. Em uma das reuniões, surgiu a ideia de criar duas embalagens de produtos — uma delas para identificar mercadorias perecíveis.

A ideia foi colocada em prática e obteve sucesso. Os consumidores ficaram satisfeitos por chegarem em casa e já saberem, apenas observando as embalagens externas, quais produtos precisavam ser guardados imediatamente.

Isso evitou desperdícios e aumentou o grau de fidelidade dos clientes com a rede de supermercados em questão.

ERROS LEVAM À PERÇÃO

Por mais difícil que seja, é preciso compreender que alguns erros são essenciais para aperfeiçoar processos de trabalho e melhorar a qualidade dos serviços. Nem sempre se acerta de primeira, e ter essa consciência ajuda a deixar sua equipe de colaboradores — e até você mesmo — mais tranquila e focada nas metas.

Permita-se errar. Permita que errem. Saiba compreender as situações em que erraram tentando acertar e mostre seu apoio. Só assim as próximas tentativas serão bem-sucedidas. Afinal, errando se aprende; e quando a gente aprender, de fato, os resultados são inspiradores.

TIRE OS PLANOS DO PAPEL

É interessante gerir os negócios criando uma cultura que aceita boas ideias. Mas só isso não é sufi ciente. Mais que ter e ouvir boas ideias para melhoria dos processos, serviços e atendimento em seu negócio, é preciso executá-las.

Apenas colocando os projetos em prática é que se consegue sair do lugar e ter a certeza de quais serão as melhores estratégias a partir da mudança.

Arrisque-se mais. A competitividade só é possível para quem tem coragem de melhorar a cada dia.

Gostou das dicas sobre como manter um perfil inovador em seu estabelecimento? Leia mais sobre o assunto no site da Endeavor, acessando o endereço: www.bit.ly/SobreEmpresasinovadoras

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