Confira algumas facilidades que o programa poderá oferecer aos empreendedores paulistanos.
No dia 6 de março, a Prefeitura de São Paulo lançou o Programa Empreenda Fácil, que tem como proposta principal reduzir o tempo de abertura, licenciamento e fechamento de empresas. O objetivo é que o prazo atual de 100 dias seja reduzido para até uma semana.
Além de facilitar a criação de novos negócios na cidade, por meio da redução da burocracia, o programa leva facilidade de realização da maioria das ações por meio da internet, o que pouparia também o tempo de deslocamento do empreendedor aos demais órgãos públicos.
A previsão, com a implantação desse programa, é que cerca de 250 empresas sejam beneficiadas por dia, já que esse é o número atual de aberturas contabilizadas.
Considerando que 80% das atividades econômicas do município são de responsabilidade de empreendimentos de baixo risco — ou seja, aqueles localizados em edificações com área construída inferior a 1.500 metros quadrados (m2) ou instalados em área de até 500 m2, independentemente do porte da edificação, desde que não demandem licenciamentos específicos, como o ambiental —, o programa tende a beneficiar e fomentar ainda mais a economia da cidade, aumentando a geração de empregos e rendas.
Facilitando a abertura de empresas de alto risco
No planejamento do Programa Empreenda Fácil há uma segunda fase que pretende facilitar também a abertura de empresas de alto risco, por meio da utilização de soluções eletrônicas. A intenção é disponibilizar, online, pedidos de licenciamento de empresas já existentes e fechamento de estabelecimentos.
O Sindilav parabeniza e apoia iniciativas como essa, que trazem avanços e visibilidade para a cidade e aumentam a competitividade entre os setores. Utilizar a tecnologia a favor de empresários é uma forma inteligente e necessária de promover a evolução econômica e a abertura de oportunidades.