Em decorrência da intensificação da postura ativa e empresarial do SINDILAV, o segmento de lavanderias hoje ocupa lugar significativo junto ao mercado, tendo se solidificado como uma categoria econômica, deixando para trás a imagem da empresa amadora composta pela família do proprietário e funcionando em dependência de sua residência.
E o conceito empresarial já é visível de várias formas. Recentemente, em uma campanha publicitária da Nossa Caixa, publicada na revista Negócios, do SEBRAE, o banco, buscando atingir o público empresarial, cita "Nossa Construtora", "Nossa Confecção", "Nossa Oficina" e "Nossa Lavanderia". Aí estamos nós, lavanderias, citadas e reconhecidas como empresas.
Em 2005, o SINDILAV promoveu uma campanha publicitária para divulgar a prestação de serviços de lavanderia, valorizando-a perante o mercado, dando credibilidade aos serviços oferecidos e enfatizando seus benefícios, com o conseqüente estímulo de vendas.
Agora, por força de estudos realizados pela diretoria do sindicato, voltamos com nova campanha, cuja oportunidade foi devidamente verificada. Vamos não só incentivar o incremento do uso de lavanderias, mas também chamar a atenção do consumidor a respeito de sua contribuição para a preservação de recursos naturais e a não contaminação do meio ambiente, preocupações constantes das lavanderias. E é este o momento oportuno para essa abordagem, porque recursos naturais e meio ambiente ganham, cada vez mais, destaque no dia-a-dia da mídia nacional.
Voltamos, então, a falar da postura do SINDILAV. Dificilmente uma lavanderia de pequeno ou médio porte – e elas são maioria na nossa categoria – conseguiria levar adiante uma campanha, sem contar com uma verba publicitária significativa.
Essa é a nossa contribuição para que a categoria econômica de lavanderias se solidifique cada vez mais.
José Carlos Larocca
Presidente do SINDILAV