Tela da abertura do site da campanha
Anúncio do segmento hospitalar
Campanha publicitária contempla os diversos segmentos do ramo
Ampliando a realização em 2005, o SINDILAV lançou em setembro deste ano uma nova campanha publicitária para divulgar a prestação de serviços de lavanderia para seus diversos públicos. Cada segmento (doméstico, jeans, hospitalar etc) foi contemplado com peças específicas veiculadas em diversas mídias, como forma de valorizar os serviços oferecidos e com ênfase na preservação ambiental.
A grande novidade deste ano consistiu na veiculação de vinhetas eletrônicas em cinemas de várias regiões da Grande São Paulo e em cidades como Campinas, Santos e Jundiaí. Além disso, uma ação de mídia online, está focando as lavanderias domésticas, através de banners no UOL, principal portal da Internet.
Compromisso ambiental
Na campanha, os usuários são alertados sobre a sustentabilidade do meio ambiente e a necessidade de se utilizar, de maneira racional, os recursos naturais disponíveis. Só as lavanderias são especializadas em lavagem e higienização e, em geral, utilizam sistemas de tratamento de seus efluentes, não contaminam o ambiente, e têm grande preocupação com reutilização da água, seu principal insumo. A mensagem é a de que o público consumidor, ao utilizar lavanderia, possa contribuir para a preservação de recursos naturais.
Assim como na campanha anterior de 2005, nesta campanha de 2007 o SINDILAV destacou o fato de que só lavanderias podem disponibilizar a garantia da qualidade na lavagem de um item do vestuário, um uniforme profissional, uma toalha de mesa de restaurante, um lençol de hospital ou ainda tratar os jeans de uma confecção, sem comprometer a natureza.
Cada segmento com sua mídia
Se o foco é um só, ou seja, a preocupação com o meio ambiente, o tipo de mídia já não segue a mesma unidade. Cada segmento de lavanderia necessita de mídia própria. Assim, os anúncios do segmento de EPI são veiculados na revista Cipa; os anúncios do segmento hospitalar aparecem na revista Fornecedores Hospitalares; a propaganda de lavanderias do segmento hoteleiro veiculam na revista Notelnews e MixHotel e o segmento jeans, na Revista Têxtil.
Desta forma, cada segmento é apresentado para o seu público alvo. Entretanto, todos os anúncios levam o endereço de um novo site criado especialmente para a campanha:
www.sindilav.com.br.
O site e seus desdobramentos
Com esse site, pode-se desdobrar a campanha para outras mídias, visando a integração do conceito da importància das lavanderias na vida das pessoas. O site fornece informações diversas, como, por exemplo, a contribuição das lavanderias para o meio ambiente, disponibiliza a simbologia das etiquetas de lavagem e faz uma divertida brincadeira de dicas de como não se deve lavar uma roupa. Conta, ainda, com uma calculadora que estima o consumo de água em uma casa e em uma lavanderia. Direciona, também, a links de buscas de lavanderias que são associadas ou são contribuintes do SINDILAV. É uma divulgação espontànea da campanha.
Recursos e desenvolvimento
O investimento é uma forma de o SINDILAV reverter em benefício da própria categoria parte dos recursos que recebe. Dificilmente uma lavanderia de pequeno ou médio porte conseguiria atingir seu público alvo sem contar com uma verba publicitária significativa.
A campanha, que terá duração estimada de cinco meses, foi desenvolvida pela empresa Occa m.PL Design & Comunicação.
Mídia utilizada
. Segmento hoteleiro: Revista Hotelnews e Mix Hotel
. Segmento hospitalar: Revista Fornecedores Hospitalares
. Segmento jeans: Revista Têxtil
. Segmento de uniformes e EPI: Revista Cipa
. Segme