Confira as principais realizações do sindicato ao longo dos anos.
O Sindilav completou, em maio, 74 anos de trabalho. Ao longo desse tempo, o Sindicato melhorou o dia a dia das lavanderias, tanto nos processos burocráticos – legislativos, trabalhistas e financeiros – quanto nos processos diários de serviços. Informação, qualificação profissional e reivindicação junto às autoridades foram os principais meios utilizados para conseguir cada uma das vitórias até aqui.
No dia 18 de maio, na reunião do Conselho de Serviços da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FecomercioSP), o presidente do nosso sindicato, José Carlos Larocca, e o gerente executivo Marco Antonio Pires apresentaram um histórico com os principais marcos dessa trajetória. Essa retrospectiva tornou ainda mais evidente o fato de toda a equipe do Sindilav trabalhar para a promoção do setor, e para o crescimento econômico e reconhecimento da categoria.
Acompanhe algumas vitórias alcançadas pelo sindicato, nesse período:
- 1948 e 1951 – Tabelamento de preços praticados pelas lavanderias (geral);
- 1953 – Congelamento dos preços;
- 2005 e 2007 – Campanhas de conscientização realizadas para alertar sobre a importância das lavanderias. Traziam o slogan: “Roupa limpa e com garantia, só na lavanderia”, e até mesmo as pequenas lavanderias foram beneficiadas com a repercussão da campanha;
- 2010 – Elaboração e lançamento, juntamente com a Associação Nacional de Lavanderias (Anel), do Programa de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança em Lavanderias, baseado nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, e adaptado para lavanderias;
- 2011 – Extensão da base territorial do Sindicato. Passou a atender 611 das 645 cidades do Estado de São Paulo;
- 2011 – 2º Prêmio FECOMERCIO de Sustentabilidade (maio), devido à criação do Programa de certificação de lavanderias;
- 2010 e 2014 – Pesquisas sobre hábitos dos consumidores de lavanderias;
- Mudança no enquadramento do Simples Nacional, que passou a incluir também os segmentos de lavanderias, levando mais conforto fiscal aos associados;
- Autorização para livre circulação de veículos de lavanderias hospitalares pela Zona de Máxima Restrição de Circulação de Caminhos, da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo.
Muitas lutas ainda permanecem. Por exemplo, a que diz respeito à implementação de uma lei que obrigue as empresas a lavarem os uniformes de seus funcionários, que usam EPI, para que eles evitem o contato com produtos nocivos à saúde e protejam também suas famílias desses resíduos. Além disso, a lavagem dessas peças pelas lavanderias especializadas garante a correta higienização e durabilidade do equipamento.
Outros benefícios também foram conquistados ao longo de toda a gestão, como assessoria jurídica trabalhista, assessoria jurídica relativa ao Código de Defesa do Consumidor e assessoria ambiental e urbanística.
A capacitação das lavanderias e de seus funcionários, para enquadramentos das leis e normas estabelecidas e para melhoria dos processos internos, foi e é adquirida ao longo dos cursos gratuitos que o Sindilav oferece durante cada ano. Entre eles: Prevenção e Combate a Incêndios; Passadoria; Saúde e Segurança no Trabalho para Lavanderias; Aspectos Trabalhistas; Atendimento em Lavanderia; Treinamento para Manipulação Segura do Percloretileno; Primeiros Socorros; Designado CIPA e Aspectos do Código de Defesa do Consumidor.
Os canais de comunicação entre o Sindicato e seus associados também foram ampliados. Além deste informativo bimestral, os perfis das redes sociais (Facebook e Twitter) funcionam como um canal de informações de interesse do setor e de atendimento ao associado.
A profissionalização das empresas de lavanderia é o caminho certo para se alcançar excelência, qualidade e resultados concretos. E é por isso que vamos trabalhar sempre.