Análise do cenário atual e previsões.
Em junho, o secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Renato Vilela, participou da plenária realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O Sindilav esteve presente no evento, representado pelo seu presidente José Carlos Larocca.
Na oportunidade, o secretário falou sobre a crise econômica que o país vive e como ela tem afetado o Estado de São Paulo. Segundo ele, a crise tem prejudicado a arrecadação do Estado, principalmente pelo fato de São Paulo representar 40% do PIB do país. Em 2014, a queda nas arrecadações foi de 4,5%.
Vilela também disse que o ICMS é a principal fonte de arrecadação da receita estadual, e está diretamente relacionado ao desemprenho da economia.
No entanto, ele reiterou que, apesar de todo o cenário adverso, o Estado conseguiu manter as receitas e despesas em níveis regulares, capazes de manter os compromissos e metas.
José Carlos Larocca participou dos debates que continuaram após a palavra do secretário. Em uma de suas contribuições, o presidente do Sindilav mencionou a necessidade de redução dos impostos, que prejudicam diretamente as micro e pequenas empresas do Estado.