Sindilav

Mai/Jun - 2015 - nº 186

31º Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

Mais de mil pessoas reunidas para discutir o cenário atual e as necessidades de melhorias.

José Carlos Larocca e o deputado federal Laércio de oliveira

José Carlos Larocca e o deputado federal Laércio de oliveira

O 31º Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo realizado em Maceió, capital de Alagoas, entre os dias 15 e 17 de abril, foi um sucesso. O Sindilav, representado pelo seu presidente José Carlos Larocca, participou intensamente da realização do evento.

Mais de mil pessoas – entre líderes sindicais, dirigentes executivos e empresários – prestigiaram o Congresso, organizado pelo Sindicato dos Lojistas de Arapiraca (Alagoas), e patrocinado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O tema dessa edição, “Guerreiros a Serviço do Desenvolvimento”, fez alusão ao conhecido folguedo de Alagoas, reforçando a luta diária dos empresários em busca de soluções para fomentar a competitividade e desenvolvimento do setor.

 

Professor Samy Sana e José Carlos Larocca

Professor Samy Sana e José Carlos Larocca

Palestras de destaque

Uma das palestras de destaque foi ministrada pelo professor e economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Samy Sana. A pauta discutida falava sobre as “Perspectivas para o Comércio”.

Cesar Souza, ex-executivo da Odebrecht Of America e autor do livro “Você é do Tamanho dos Seus Sonhos”, falou sobre “Reflexão Estratégica: como se preparar para o novo ciclo 2015-2018”.

Outro debate importante falou sobre a “Dificuldade do Empresário nas Relações Trabalhistas”. Na ocasião, o advogado e professor de Direito do Trabalho Vitor Russomano Junior expôs a dificuldade dos empresários com a complexidade das leis trabalhistas, devido à aplicação de novas súmulas da jurisprudência do Tribunal do Trabalho.

O deputado federal e vice-presidente da CNC, Laércio de Oliveira (SD/SE), discorreu sobre as dificuldades na aprovação da lei da terceirização na Câmara Federal.

 

Reuniões temáticas

José Carlos Larocca abordou o tema “Negociação Coletiva”. Foi um ótimo momento para interação e troca de informações, no que diz respeito ao trato das negociações trabalhistas.

A advogada Patrícia Duque, chefe da Divisão Sindical da CNC, apresentou um projeto que poderá, através de um portal, vincular as convenções trabalhistas em uma mesma plataforma, cuja consulta será realizada por meio de palavras-chave, facilitando todo o processo.

 

Manifestação pela paz

Para encerrar o Congresso, os presentes vestiram-se com uma camiseta branca que trazia os dizeres “Empresários pela paz”. O intuito era chamar a atenção por uma sociedade que desfrute de segurança e respeite o direito de ir e vir.

O evento terminou coma divulgação de dois manifestos direcionados ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros. Os documentos expressavam o posicionamento do setor em relação aos dois temas que estão na ordem do dia e têm grande impacto para o país: o apoio ao Substitutivo ao PL 4330/2004, e o repúdio aos atos de corrupção que atingem o país.

José Carlos Larocca expondo o tema “Negociação Coletiva”

José Carlos Larocca expondo o tema “Negociação Coletiva”