Sindilav

Mai/Jun - 2015 - nº 186

Análise de mercado – por que é tão importante?

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Seu negócio vai bem? Hora de planejar. Seu negócio vai mal? Hora de planejar. As coisas estão estáveis? Planeje! Planejar é sempre a primeira indicação para que você tenha sempre o máximo de controle possível sobre a sua organização e, assim, possa tomar sempre as decisões mais acertadas para o seu negócio. Dentro do planejamento empresarial existe, porém, um item que merece destaque: a análise de mercado.

E por que essa análise é tão importante? Porque ela funciona como ferramenta estratégica que direciona às melhores decisões sobre gerenciamento de equipes, compras, vendas, melhorias nos processos de trabalho e atendimento.

Confira algumas etapas para ajudar você a fazer a sua análise e encontrar informações valiosíssimas para o seu negócio:

Coleta de dados

Toda e qualquer decisão na sua empresa deve ser embasada em informações. E para que você possa se embasar nas informações é preciso tê-las. Elabore uma rotina para sempre ter acesso aos assuntos e tendências inerentes ao mercado.  Crie um olhar crítico e seletivo para apurar o conteúdo que pode servir de parâmetro no trabalho e nas decisões do dia a dia da empresa, independentemente do setor. Analise seus concorrentes, seus consumidores, seus fornecedores e funcionários. Observe o comportamento de todos eles, as tendências do setor e tente filtrar os acertos e observar os erros.  O monitoramento dos públicos e concorrentes deve ser uma tarefa constante, faça com que se torne um hábito.

Metodologia

Mais que coletar dados, é preciso ter disposição e regularidade para analisar esses dados e extrair deles os melhores resultados. Existe uma metodologia denominada Sistema de Informações de Marketing (SIM), que ajuda a mensurar todas as informações e dados que podem ser úteis ao seu negócio.

Para que esse processo funcione, a dica é elaborar um questionário com perguntas bem delineadas para que as respostas certas apareçam. Essas perguntas devem ser separadas para cada um dos públicos analisados.

Clientes: Qual o perfil do seu consumidor? Onde ele mora, o que ele faz, o que ele gosta de usar, comprar, o que lhe motiva? Quais são seus assuntos preferidos, como ele prefere pagar?

Mercado: Quem são seus concorrentes? Quais são os principais? Por que eles são os principais? Que tipo de decisões eles andam tomando? Quais são as principais diferenças entre a sua empresa e a empresa deles? O que eles fazem melhor que você? E pior? Como estruturam o marketing? Como trabalham? Quais vantagens oferecem aos clientes? Em que prazo atendem?

Equipe:O que motiva a sua equipe? Quem são os profissionais de destaque e por que eles se destacam? O que eles podem ensinar aos demais? Existe algo que não deveria estar acontecendo? Como resolver? Que tipo de treinamento seus funcionários precisam? Que empresas oferecem esses treinamentos? É possível investir na capacitação deles?

Fornecedores: Quem são os principais fornecedores do mercado? Por que eles são os principais? Que vantagens eles oferecem em relação aos outros? Quem oferece o melhor preço? Quem oferece o melhor prazo de entrega? Quem oferece o melhor prazo para pagamentos? Quem oferece descontos e brindes? Quem oferece qualidade superior?

Com todas essas informações em mãos, você certamente conseguirá elaborar um relatório personalizado para o seu negócio, e enriquecido com detalhes que certamente farão toda a diferença nos momentos em que você precisar tomar decisões simples ou muito importantes.

O direcionamento e aperfeiçoamento constantes dos processos de trabalho, atendimento e gerenciamento são os principais fatores que contribuem não só para a manutenção de uma empresa no mercado de atuação, mas também para o seu crescimento.

Para mais informações sobre análise de mercado e sobre o SIM, acesse o endereço eletrônico:  http://goo.gl/1wg3rk

Boa análise para você e boa sorte!