Sindilav participa de reunião com o ministro Armando Monteiro.
O país passa por mudanças significativas e a grande preocupação é: como essas mudanças irão interferir no dia a dia das empresas? Em reunião na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), realizada em 2 de fevereiro, o ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro (PTB/PE), falou sobre o tema.
Estiveram presentes no evento José Carlos Larocca e Edson Di Nardi, representando o Sindilav, o corpo diretivo da FecomercioSP e alguns executivos e empresários de renome, como Luiza Trajano, do Magazine Luiza, Flávio Rocha, presidente da Riachuelo,
e Ronaldo Iabrudi, presidente do Grupo Pão de Açúcar.
O ministro começou defendendo a criação de uma nova agenda para buscar reformas no ambiente econômico – principalmente
o microeconômico –, a fim de retomar o desempenho das empresas e a política comercial brasileira.
O presidente da FecomercioSP, Abram Szajman, reiterou que todo o corpo técnico da instituição está mobilizado para buscar soluções viáveis para corrigir as distorções nas áreas trabalhistas, previdenciárias e tributárias – muitas delas que certamente irão inviabilizar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país.
Armando também falou sobre a importância do estreitamento de relações comerciais com os Estados Unidos, aliado às parcerias com o Mercosul e a maior aproximação entre os países da Aliança do Pacífico – Chile, Colômbia, México e Peru, por exemplo.
O presidente do Sindilav, José Carlos Larocca, aproveitou
o debate para destacar a questão da remuneração dos trabalhadores. Como se não bastasse a mão de obra, cada vez mais cara, os trabalhadores também estão sendo mal remunerados. Segundo Larocca, esse é um ponto importantíssimo que jamais pode ser menosprezado nas sugestões de mudança.